Saúde

Atividades diárias podem gerar lesões musculares e criar nódulos

Uma das maneiras mais eficazes de aliviar a tensão desses nódulos é utilizando o rolo de liberação miofascial

Rolo de liberação miofascial é tratamento para as tensões musculares.

Maus hábitos posturais, desgaste emocional, estresse, uso incorreto da musculatura no dia a dia e treinos intensos. São diversos os motivos que podem gerar lesões musculares e o tensionamento excessivo da fáscia – uma membrana do tecido conjuntivo que permite o deslizamento perfeito dos músculos durante os exercícios.

Tudo isto, somado ao excesso de tensão nos músculos, decorrente até mesmo de atividades diárias, como ficar muito tempo no computador, no smartphone ou fazer exercícios mal orientados e intensos, faz com que o corpo forme nódulos, chamados de pontos de gatilhos, ou, em inglês, de trigger points.

“Os nódulos são uma maneira de nosso corpo reagir ao excesso de uso, quando um músculo é solicitado por mais tempo ou por uma maior intensidade do que ele está preparado para exercer. Eles podem alterar a força muscular e a mobilidade articular, reduzindo amplitude de movimentos, prejudicando, de maneira geral, o bom funcionamento do sistema musculoesquelético e, consequentemente, afetando o desempenho nos treinos físicos e o bem-estar, podendo levar a um quadro de dor crônica”, explicou Fernando Padilha, que é educador físico, especializado em Fisiologia do Exercício e treinamento funcional. 

De acordo o especialista, “os principais pontos de gatilhos estão no trapézio, no quadrado lombar e na parte anterior da coxa, devido aos movimentos rotineiros como teclar no celular com a cabeça baixa, trabalhar no computador em uma ergonomia não adequada e praticar esportes como corrida e futebol, por exemplo”.

Uma das maneiras mais eficazes de soltar esses nódulos é utilizando o rolo liberação miofascial, conhecido como foam roller, um acessório projetado com uma textura que permite uma massagem eficiente no corpo, trabalhando quase todos os grupamentos musculares. “Esta técnica aplica pressão em alguns pontos do corpo, ajudando a relaxar e liberar os músculos, o que aumenta a amplitude de movimento das articulações. Além de proporcionar um alívio intramuscular miofascial, liberando os pontos de gatilho, promovendo o equilíbrio e a flexibilidade, e ainda massageia os músculos doloridos e trabalha alinhamento de postura, aliviando e evitando as tensões musculares e dores crônicas”, destacou Fernando.

A técnica de liberação miofascial pode ser realizada tanto no pós-treino, quando a musculatura está fatigada ou dolorida, quanto antes do treino, objetivando potencializar a prática, preparando o músculo para receber carga. Sendo assim, o rolo também é bastante eficaz na preparação física de atletas de alta performance, como é o caso de Alison Cerutti, campeão mundial de vôlei de praia. 

“No caso do Alison, utilizamos o rolo de liberação miofascial com o objetivo de tirar a tensão que a sobrecarga do primeiro treino do dia gerou e preparar para o treino físico. Então, geralmente é no início do treino e realizada em todos os dias de treino, de cinco a seis vezes na semana”, contou Padilha, que é o atual treinador físico do atleta capixaba.

Pontos moeda