Saúde

Homens possuem até três vezes mais chances de desenvolverem câncer de cabeça e pescoço

Dentro da cabeça existem mais de trinta áreas onde a doença pode se desenvolver

60% das pessoas com câncer de cabeça e pescoço apresentam a doença avançada no primeiro diagnóstico 

O câncer de cabeça e pescoço é uma forma de descrever qualquer câncer encontrado na região da cabeça ou pescoço, exceto nos olhos, no cérebro, nas orelhas ou no esôfago. Os cânceres geralmente começam nas células escamosas que revestem as superfícies mucosas e úmidas dentro da cabeça e do pescoço (por exemplo: dentro da boca, nariz e garganta). Existem mais de 30 áreas dentro da cabeça e pescoço, onde o câncer pode se desenvolver.

O câncer de cabeça e pescoço é o sétimo tipo mais comum de câncer na Europa. É cerca de metade tão comum quanto o câncer de pulmão, mas duas vezes mais comum que o câncer do colo do útero. e, 2014, havia aproximadamente 140.000 novos pacientes diagnosticados com a doença no País. 

"Todo ano, quase 700 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de cabeça e pescoço no mundo todo, sendo que metade delas não sobrevive por mais de cinco anos. No entanto, quando o diagnóstico é feito em fases iniciais, 80 a 90% dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço sobrevivem", explicou o otorrinolaringologista e cirurgião de cabeça e pescoço, René Leemans. 

Apesar de sua gravidade e aumento da prevalência dentro da sociedade, há pouca consciência do câncer de cabeça e pescoço, e os resultados dos pacientes permanecem muito ruins.

Dados

- 60% das pessoas com câncer de cabeça e pescoço apresentam doença localmente avançada no momento do diagnóstico;

- 60% das pessoas diagnosticadas em estágio avançado morrem da doença dentro de cinco anos;

- No entanto, para os pacientes diagnosticados nos estágios iniciais da doença, há uma taxa de sobrevida de 80-90%

Fatores de Risco

Fumar: Os fumantes têm um risco maior do que os não-fumantes. Na verdade, uma pessoa que fuma será 15 vezes mais propensa a desenvolver câncer de cabeça e pescoço do que um não-fumante.

Álcool: Homens que consomem mais de três unidades e mulheres que consomem mais de duas unidades de álcool por dia têm um risco significativamente maior de desenvolver câncer de cabeça e pescoço.

Papilomavírus Humano (HPV): Associado a causar um número de cancros da cabeça e pescoço; pode causar câncer de garganta, língua e amígdalas, também conhecido como câncer de orofaringe (OPSCC).

Prevalência

Os homens têm 2-3 vezes mais chances de desenvolver câncer de cabeça e pescoço que as mulheres; no entanto, a incidência de câncer de cabeça e pescoço em mulheres está aumentando. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos. A conexão entre HPV e câncer de cabeça e pescoço está aumentando em um grupo demográfico mais jovem.

Sinais e Sintomas 

A definição "1for3" foi desenvolvida pelos principais especialistas em câncer de cabeça e pescoço em toda a Europa. Afirma que os médicos primários devem encaminhar um paciente para um especialista em cabeça e pescoço, se tiverem qualquer um dos seguintes sintomas por mais de três semanas.

Viver com câncer

O diagnóstico do câncer pode afetar as pessoas de várias maneiras. É muito importante que as pessoas tenham as informações certas, possam tomar decisões rápidas e lidar de maneira eficaz. Existem muitas organizações e grupos de apoio, e sua enfermeira e médico especialista podem ajudá-lo a acessá-los.

Pontos moeda