Saúde

Inimigos do coração: conheça 10 hábitos prejudiciais à saúde cardíaca

No dia 29 de setembro comemora-se o dia mundial do coração

80% das mortes por doenças cardiovasculares foram provocadas por ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. 

Noites mal dormidas, sair de casa sem tomar café da manhã, excesso de sal, açúcar e gordura na alimentação, fazer exercícios físicos sem uma garrafinha de água à mão. Todas essas práticas, muitas vezes corriqueiras, têm pelo menos uma coisa em comum: comprometem a saúde do coração.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das mortes por doenças cardiovasculares - considerada a causa número um de mortes em todo o mundo - foram provocadas por ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC). Apesar dos números alarmantes, a maioria desses problemas pode ser evitada com mudanças nos hábitos de vida.

Algumas práticas habituais passam despercebidas, mas podem comprometer seriamente a saúde do coração. O consumo de alimentos ricos em sal, por exemplo, pode causar a hipertensão arterial, uma doença que afeta em cheio o bom funcionamento cardíaco.

A cardiologista Viviane Coutinho alerta para o controle do sal na alimentação. “A recomendação é sempre dar preferência aos temperos caseiros aos industrializados, pois, além da quantidade de conservantes, eles possuem grande quantidade de sal em sua composição. Também devemos evitar colocar o saleiro à mesa”, alertou.

Muitas pessoas costumam não tomar café da manhã. Esse hábito também pode ser prejudicial porque o tempo prolongado de jejum priva o organismo de energia. Um estudo publicado na revista do Colégio Americano de Cardiologia mostra que essa prática está associada a um risco aumentado de aterosclerose, condição caracterizada pelo endurecimento e estreitamento das artérias devido ao acúmulo de placas gordurosas.

10 hábitos frequentes que podem fazer mal à saúde do seu coração

1. Colocar muito sal na comida: o excesso de cloreto de sódio está ligado ao aumento da pressão arterial, um dos problemas que mais provoca doenças cardiovasculares. O Ministério da Saúde recomenda que o consumo de sal não ultrapasse cinco gramas por dia. O ideal é optar sempre pelos temperos caseiros ao invés dos industrializados e evitar colocar o saleiro à mesa.

2. Alto consumo de açúcar: a ingestão excessiva de qualquer tipo de açúcar pode provocar a obesidade (que aumenta o risco de doenças cardiovasculares) e também favorecer o surgimento do diabetes. A OMS recomenda um consumo diário de 25 gramas (cerca de duas colheres). Vale lembrar que alimentos salgados, como pães e massas, também se transformam em açúcar após a digestão.

3. Não tomar o café da manhã: pular essa refeição prolonga o tempo de jejum e priva o organismo de energia. Uma pesquisa realizada na Universidade Harvard, Estados Unidos, revelou que homens que deixavam de tomar o café da manhã tinham 27% mais chances de sofrer um ataque cardíaco ou serem vítimas de alguma doença coronariana.

4. Tomar muitos analgésicos: utilizados para combater inflamações e dores de cabeça, essas medicações podem colocar a saúde do coração em perigo. Um recente estudo publicado no British Medical Journal mostrou que o consumo de anti-inflamatórios do tipo não-esteroides, estariam associados a um aumento de ataques cardíacos (a partir de uma semana de uso contínuo).

5. Não beber água durante atividades físicas: a não hidratação durante a prática de exercícios pode fazer cair a pressão arterial e aumentar a viscosidade do sangue, tornando o trabalho do coração mais difícil. A atividade física que traz benefício ao coração deve ter a frequência mínima de 90 minutos por semana, com aumento gradativo da intensidade dos exercícios.

6. Noites mal dormidas: há diversos estudos que associam a má qualidade do sono ao aumento da obesidade, aumento da pressão arterial e o risco de ter diabetes, problemas que comprometem a saúde cardíaca. De acordo com um estudo publicado no European Heart Journal, quem dorme menos de seis horas por dia pode ter até 48% mais chance de desenvolver doenças cardíacas.

7. Excesso de carne vermelha: a dieta rica em carne vermelha se torna prejudicial quando é excessiva, principalmente quando preparadas em fritura, uma vez que a gordura da carne é uma grande fonte de colesterol. Alimentos processados como linguiça, salsicha, bacon e presunto também devem ser evitados, pois são muito ricos em cloreto de sódio (sal) e gorduras saturadas.

8. Excesso de álcool: hipertensão arterial e insuficiência cardíaca são alguns males que podem ser causados por quem abusa do consumo de bebidas alcóolicas. O vinho tinto, feito a partir da uva, tem substâncias antioxidantes e que fazem bem à saúde, mas só faz bem se o consumo for moderado e se não houver nenhuma restrição. Se a pessoa apresentar algum problema de saúde ou tiver dúvida, o médico deve ser consultado.

9. Saúde bucal: infecções dentárias escondem bactérias que podem atingir a membrana interna do coração. Essas bactérias que estão na boca podem entrar na corrente sanguínea e atingir o coração, levando a infecções graves das válvulas cardíacas. Por isso, é importante ir regularmente ao dentista para se certificar de que a saúde bucal está em dia.

10. Estresse e vida social: um estudo coordenado pela University College London, do Reino Unido, revelou que o estresse provocado pela solidão, associado a tabagismo e hipertensão arterial, aumenta o risco de desenvolver doenças do coração. Por isso, é importante dar uma pausa na correria do dia a dia para se dedicar a programas com a família e os amigos. Isso faz com que o corpo libere hormônios responsáveis por bem-estar e prazer, o que ajuda a tornar o coração muito mais saudável.

Pontos moeda