Saúde

Novo tratamento para herpes labial e aftas

Tratamento ortomolecular alternativo tem gerado bons resultados e efeitos positivos


Devido à aparência similar, muitas vezes o herpes labial e as aftas podem ser confundidos. No entanto, o herpes labial é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus Herpes simplex. A afta não tem origem infecciosa e não é transmissível. Apesar dessas diferenças e causas distintas, ambas podem ser tratadas com a prática ortomolecular.

Existem diversas causas para o aparecimento dessas feridas. O herpes labial pode estar relacionado a infecções, estresse, sintoma de outras doenças ou menstruação. Já a afta pode surgir devido traumas, mordidas, ingestão de frutas cítricas e até movimentos bruscos na escovação dos dentes.

Segundo o nutrólogo e precursor da prática ortomolecular na América Latina, o Dr J Bussade, um dos principais motivos dessas doenças é a baixa imunidade. “80% do sistema imunológico se encontra no aparelho digestivo. Portanto, quando a imunidade está baixa o organismo se torna suscetível a desenvolver aftas e herpes labial” afirma o especialista. 

Além disso, Bussade destaca que, na maioria dos casos, o fungo Cândida albicans é o grande vilão dessas doenças. “Quando detectado o fungo, o paciente deve repor este microbiota com lactobacilos, probióticos e prebióticos”, recomenda.

Diagnóstico

Tanto para as aftas como para o herpes labial, o diagnóstico pode ser feito por meio da observação clínica. Caso seja necessário, alguns exames também poderão detectar as doenças, como exame de sangue, teste de anticorpos e cultura viral da lesão.

Tratamento ortomolecular

A prática ortomolecular recomendada o tratamento do herpes labial e das aftas por meio da ingestão de alimentos saudáveis e suplementos nutricionais. O método equilibra o organismo e melhora a qualidade de vida, proporcionando um bem-estar ao paciente. Além disso, o tratamento é totalmente personalizado de acordo com cada caso.

Pontos moeda