Saúde

Setembro solidário: Ônibus do Hemoes percorre municípios em busca de doações

A expectativa é reforçar o estoque de sangue para atender às unidades hospitalares do Estado

As coletas serão realizadas durante todo o mês de setembro e podem salvar milhares de vidas. 

A unidade móvel do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) já está preparada para iniciar sua agenda de programações para a realização de coletas externas durante o mês de setembro. A expectativa do Hemoes é reforçar o estoque de sangue para atender às unidades hospitalares e também sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares. Em algumas ações também haverá cadastro para doações de medula óssea, teste para diagnosticar sífilis e atualização do cartão de vacinação.

Além disso, a realização da coleta externa tem como objetivo aumentar o número de doações de sangue e manter adequados os estoques, principalmente com sangue fator RH negativo (O-, A-, B-, AB-).

Até o fim do mês, a unidade móvel do Hemoes estará presente nas cidades de São Mateus e Serra.

Neste sábado e domingo, a ação será em Cachoeiro de Itapemirim, e além da doação de sangue e do cadastro para doação de medula óssea, também haverá testes para diagnóstico de sífilis e atualização da carteira de vacinação. A ação será uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Rotary.

De acordo com a diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt, a maior necessidade é o fator RH negativo, mas é importante manter o estoque com todos os tipos sanguíneos. “Esses tipos de sangue (RH negativos) são mais raros, pois podem ser transfundidos também em pessoas de RH positivo. No entanto, é importante receber os demais fatores sanguíneos para manter o estoque”, explicou.

A diretora ressaltou que a população também pode procurar a unidade do Hemoes nos horários normais de atendimento. Para solicitar a unidade móvel é preciso entrar em contato com o hemocentro estadual pelo e-mail [email protected]

Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

Programação da unidade móvel do Hemoes

19, 20 e 21/09 (quarta, quinta e sexta)
Local: Rod. Othovarino Duarte Santos, s/nº, Parque Washington, São Mateus.
Horário: 18h às 22h.
Cadastro de medula óssea e realização de teste para diagnosticar sífilis.

24 a 28/09
Local:
AV. Brigadeiro Eduardo Gomes, 526, Polo Industrial Tubarão, Serra.
Horário: 9h às 17h.
Haverá coleta de doação de sangue.

Onde doar - Unidades do Hemoes

- Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7920 / 7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 7 às 19h (cadastro do doador encerra às 18h20).

- Unidade de Coleta a Distância da Serra
Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20).

- Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3264-6000 / 3264-6019 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 12h30).

- Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3717-2801 - Rua Cassiano Castelo, s/nº, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 12h30).

- Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-7957 - Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 12h30).

Pontos moeda