Saúde

Tuberculose Ganglionar: Conheça a doença que afastou Simaria dos palcos

A bactéria se aloja no organismo da pessoa e pode se desenvolver anos após a contaminação

A tuberculose ganglionar ocasiona inflamação dos gânglios na região da laringe, axilas e até mesmo virilha, podendo se espalhar pelo corpo. 

No último fim de semana, a cantora Simone, da dupla sertaneja Simone e Simaria, anunciou que a dupla vai dar uma pausa nos trabalhos. Isso porque sua irmã- Simaria- passou mal, mais uma vez, tendo que fazer novos exames e, juntas, elas decidiram que vão ficar longe dos palcos até que Simaria conclua o tratamento contra uma tuberculose ganglionar.

Diferentemente da tuberculose pulmonar, a ganglionar não é uma doença transmissível. A bactéria que se encontra no ar, entra em contato com o corpo, e quando o organismo está "forte" impede que ele se desenvolva, portanto o organismo é infectado e a bactéria pode vir a se manifestar, anos depois, quando o sistema imunológico estiver enfraquecido.

A pneumologista, Eliane Bodevan explica que na infância a pessoa pode ter contato com a doença e a bactéria se alojar em algum gânglio ou até mesmo nos rins. "No caso da Simaria, a imunidade dela deveria estar baixa, por conta da rotina de shows, a pessoa acaba não dormindo e comendo direito, ocasionando o enfraquecimento do sistema imunológico. A doença, não voltou, ela ainda não havia sido curada", comentou a especialista.

Medicamentos a base de corticoides e doenças como a diabetes também são responsáveis por ocasionar a baixa imunidade. E quando se adquire a bactéria pela primeira vez ele pode se disseminar para todo o corpo. 

De acordo com Eliane os sintomas da doença são diversos como febre vespertina baixa- que varia entre 37,3 a 37,5 graus- moleza no corpo, mal estar, perda de apetite, emagrecimento e e sudorese noturna. Apenas a tuberculose pulmonar ocasiona além desses sintomas, também a tosse.  Na tuberculose ganglionar, ocorre também p aumento dos gânglios do pescoço, clavícula, virilha e em baixo dos braços. 

O tratamento é realizado com a ingestão de medicamentos, numa unidade de saúde pública. "O Estado é quem oferece a medicação, ela não pode ser feita de forma particular. O remédio deve ser ingerido em jejum e o tratamento é longo, no mínimo seis meses, podendo se estender para pacientes que não apresentam melhoras", explicou a pneumologista. 

É necessário iniciar a medicação e ficar em repouso, por no mínimo três dias, e isso depende do grau da tuberculose de cada paciente. "Nos primeiros 15 dias da medicação o organismo já começa a combater a doença e é necessário que o paciente permaneça tomando o remédio de forma regular e supervisionada" completou Eliane.




Pontos moeda