Saúde

Você conhece os benefícios do tratamento ortomolecular?

A prática ortomolecular ajuda na manutenção de uma vida mais saudável

A medicina ortomolecular tem por objetivo a eliminação no excesso de radicais livres que estão no corpo.

Com origem datada na década de 60 e desenvolvida com base nos estudos do químico Linus Pauling, vencedor do Nobel de Química (1954) e da Paz (1962), a prática ortomolecular ou biomolecular, como também é conhecida - vem ganhando destaque na área da saúde. Até pouco tempo, a prática era pouco conhecida pelos brasileiros, mas, hoje, pode ser a solução na busca por uma vida saudável, já que o tratamento ortomolecular, por meio da reposição de minerais, vitaminas, aminoácidos e de produtos antioxidantes, torna possível a melhora física do paciente.

A medicina ortomolecular tem por objetivo a eliminação no excesso de radicais livres que estão no corpo. Os radicais livres são moléculas reativas que conseguem afetar as células saudáveis e que, embora sejam um resultado normal do funcionamento corporal, precisam ser mantidos em baixas quantidades para não causar malefícios à saúde. Os hábitos de vida poucos saudáveis, como consumo de álcool e tabagismo, provocam uma elevação na quantidade dos radicais livres no organismo, gerando danos às células saudáveis e dando inicio a um processo que favorece o surgimento de doenças como câncer, Alzheimer e Parkinson.

Segundo Dr J Bussade, nutrólogo e precursor da prática ortomolecular na América Latina, o mais importante é “dar à célula o que ela precisa”, potencializando o ideal de nutrição intrínseco à prática ortomolecular. Outro ponto de destaque é o caráter não apenas curativo do tratamento, mas também preventivo. “Cada paciente possui um tipo de deficiência nutritiva e, diante dessa falha, o médico pode estruturar individualmente a melhor saída com as substâncias necessárias para o organismo, além de evitar doenças futuras”, explica.

As orientações médicas para um tratamento ortomolecular envolvem não somente a mudanças de hábitos alimentares e físicos, como também a possível utilização de suplementos nutricionais antioxidantes, auxiliando no combate ao excesso de radicais livres no organismo. Não basta apenas consumir o ideal, se o corpo não consegue fazer a absorção do que precisa. Diante disso, torna-se fundamental o acompanhamento do profissional da área na hora de iniciar qualquer contato com o recurso terapêutico, pois é ele que ditará o ritmo do tratamento e dos suplementos adequados. A prática ortomolecular tem uma aplicação individual, que depende de exames e medicamentos e do histórico médico do paciente, de seus hábitos de alimentação e vida, dentre outros fatores. 

Pontos moeda