Saúde

Jovem fica cego ao passar 10 anos comendo apenas batatas fritas, pães e carnes processadas

Devido a uma condição conhecida como neuropatia óptica nutricional, o menino começou a perder a visão aos 14 anos

Foto: Reprodução/ Pexels
O rapaz comia somente batatas fritas, pão branco e carnes processadas, como presunto e salsicha. 

Um jovem britânico ficou cego em decorrência da falta de nutrientes em sua dieta ao passar anos sem comer frutas e legumes. Aos 17 anos, o adolescente já estava há uma década sem ingerir os alimentos, e acabou ficando completamente cego.

Devido à uma condição conhecida como neuropatia óptica nutricional, o menino começou a perder a visão aos 14 anos. Essa disfunção, causada pela falta de nutrientes essenciais, leva a danos permanentes no nervo ótico que causam a cegueira.

O rapaz comia somente batatas fritas, pão branco e carnes processadas, como presunto e salsicha. O dano causado pela dieta fez com que a cegueira fosse irreversível.

Em entrevista ao jornal britânico The Times, ele contou sobre estar cego. “Eu acabei ficando muito isolado. Antes eu saía para jogar futebol, ficar amigos, mas agora eu não faço mais isso”, disse o rapaz, que não quis se identificar.

Ele também alegou que os médicos não o orientaram corretamente quando ele começou a apresentar os primeiros sintomas da perda da visão. “Os médicos só passaram a me perguntar sobre a minha dieta quando eu já havia perdido boa parte da visão. Quando eu pedi ajuda eles não me ouviram”, revelou o adolescente.

A mãe do rapaz precisou lagar seu emprego para cuidar do filho. O adolescente também precisou parar de estudar. “A visão dele foi sumindo muito rápido. Eu precisei deixar meu emprego para cuidar dele. Agora eu cuido dele o dia todo”, afirmou a mãe.

O caso do adolescente foi divulgado na revista científica Annals of Internal Medicine. O médico que analisou o caso, Dr. Denize Atan, falou sobre o assunto em entrevista ao jornal britânico Daily Mail. “Ele só comia batatas fritas, salsicha e outras comidas processadas desde o primário. É o caso mais grave de cegueira causada por ‘porcarias’ que eu já vi”, explicou o médico.

Pontos moeda