Saúde

Estado registra 60 mil casos de dengue: conheça os sintomas da doença

Os sintomas iniciais são comuns a várias doenças infecciosas causadas por vírus

Foto: Divulgação
Dengue clássica tem sintomas similares à gripe como febre alta, em torno de 40 graus. 

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que anualmente, 50 a 100 milhões de pessoas, são infectadas pela doença em mais de 100 países. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da doença.

O Ministério da Saúde informou que de 30 de dezembro a 24 de agosto, foram registrados 1.439.471 casos de dengue em todo o país. A média é 6.074 casos por dia e representa um aumento de 599,5%, na comparação com 2018. 

O Espírito Santo é destaque negativo no balanço da doença e contabiliza, até o momento, 59.318 mil casos de dengue.

Nos últimos tempos a população passou a tratar a dengue como uma doença comum. Quem nunca teve um membro da família ou amigo que contraiu a dengue? Embora pareça pouco agressiva o que muitos não sabem é que o agravamento do quadro pode levar ao óbito.

Os sintomas iniciais são comuns a várias doenças infecciosas causadas por vírus, como dor no corpo, dor de cabeça e dor nas juntas. Mas a partir do segundo ou terceiro dia, o vírus procura os órgãos pelos quais tem afinidade tornando os sintomas mais característicos. 

A dengue, zika e chikungunya são doenças transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. Diferentemente dos mosquitos Haemagogus ou Sabethes, o Aedes aegypti vive no meio urbano e se prolifera em locais com água parada. Exames de sangue já são capazes de fornecer diagnósticos precisos de cada doença. Entre essas doenças, já existe vacina apenas para dengue, mas de eficácia ainda não totalmente comprovada

Existem dois tipos mais comuns de dengue: a dengue clássica e a hemorrágica. A clássica tem sintomas similares à gripe como febre alta (em torno de 40 graus), dor de cabeça, dor nas articulações, dor atrás dos olhos, dores musculares, prostração, vermelhidão no corpo e coceira. Os sintomas regridem a partir do sétimo dia, mas a fraqueza perdura por algumas semanas. Já a hemorrágica apresenta, inicialmente, os mesmos sintomas da clássica, porém, após o terceiro dia, surgem os sinais de hemorragia, como sangramento da gengiva, do nariz e rompimentos superficiais da pele

* Com informações do Portal R7

Pontos moeda