Saúde

Marília Mendonça surpreende fãs ao postar foto com fio branco; especialista explica a causa em pessoas jovens

A imagem causou espanto nos internautas, porque a cantora tem apenas 24 anos, e o cabelo branco é considerado sinônimo de envelhecimento para muitas pessoas

Foto: Divulgação / Pexel
Envelhecimento, condição genética e estresse são as causas para o aparecimento dos fios brancos. Foto ilustrativa. 

Fios brancos. Eles são temidos por muitas pessoas, especialmente por mulheres, que costumam ser mais vaidosas. É que muita gente os associa ao envelhecimento e, quanto mais demorarem para nascer, melhor. Mas, e quando os fios brancos aparecem cedo? Um exemplo, é o caso da cantadora Marília Mendonça, aos 24 anos e grávida do seu primeiro filho, surpreendeu os fãs ao postar uma foto do seu primeiro fio branco. 

O questionamento que fica é: o que os cabelos brancos podem significar para a saúde do jovem? 

A dermatologista Natasha Crepaldi explicou o caso para o Portal R7, e comenta que o surgimento dos fios brancos tem basicamente duas causas principais: determinação genética e o estresse!

De acordo com a especialista, quando a pessoa está num período estressante, de alto nível e crônico, a pré disposição para o nascimento dos fios brancos (genética) tende a se manifestar mais cedo. Isso acontece, porque o estresse é responsável pela liberação de radicais livres pelas células, que são substâncias tóxicas para a matriz produtora de pigmento do fio de cabelo, levando a sua destruição de forma definitiva.

A má notícia é que uma pessoa que tem predisposição genética dificilmente conseguirá "fugir" dos fios brancos, mas é possível evitar o estresse e retardar o seu aparecimento. Para isso, a especialista recomenda buscar uma vida equilibrada, ter uma boa alimentação, sono regulado e momentos de lazer. Dessa forma, é possível neutralizar as atividades que desgastam a saúde mental e física. 

No mercado, existem alguns tratamentos estéticos que ajudam amenizar e até mesmo, prevenir os fios brancos. Mas, é necessário consultar um especialista e ter conhecimento da técnica utilizada. A dermatologista ainda comenta, que não é possível associar o aparecimento do fio branco na cantora com a gravidez, segundo ela, "não há nenhum estudo que demonstre essa relação". 

* Com informações do Portal R7


Pontos moeda