Saúde

Saúde reforça equipes que atendem em UFS de todo o Brasil

Entre os profissionais estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de saúde bucal

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Instagram
Entre os especialistas, estão novos profissionais de saúde bucal, como cirurgiões-dentistas e técnicos em saúde bucal. 

O Ministério da Saúde aumentou o número de profissionais que atendem em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Serão 1.878 novas equipes para atender pessoas que precisam do Sistema Único de Saúde (SUS). Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além de profissionais de saúde bucal, como cirurgiões-dentistas e técnicos em saúde bucal, integram as novas equipes da saúde pública.

Ao todo, foram 1.240 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), 314 equipes de Saúde da Família e 324 novas equipes de Saúde Bucal, reforçando a assistência em 156 municípios.

Pessoas que necessitam de atendimento devem buscar ajuda nas Unidades de Saúde da Família (USF), que ficam próximas à sua residência. Os pacientes podem realizar acompanhamento preventivamente por meio de consultas regulares, exames de diagnóstico e administração de vacinas, entre outros cuidados.

“Agir na promoção da saúde e prevenção de doenças é prioridade do Governo Federal, principalmente no cuidado de pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, porque assegura maior qualidade de vida ao cidadão e impede que estas doenças evoluam para estágios mais graves”, destacou o secretário de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzheim.

Atualmente, existem cerca de 43 mil equipes de Saúde da Família no país responsáveis pelo atendimento de 63% da população. A meta é alcançar 50 mil equipes de Saúde da Família em funcionamento, cobrindo 70% da população até o próximo ano.

Pontos moeda