Saúde

Mais de 60% dos municípios do ES estão há pelo menos uma semana sem registrar mortes por covid-19

A cidade de Mucurici, no extremo Norte do Estado, registrou o último óbito há 172 dias, ou seja, quase 6 meses atrás

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução | Pixabay

Dos 78 municípios do Espírito Santo, 49 não registram mortes por covid-19 há 7 dias. Os dados são do Painel Covid-19, do Governo do Estado. A cidade de Mucurici, no extremo Norte do Estado, registrou o último óbito há 172 dias, ou seja, quase 6 meses atrás. 

O município de Mucurici está localizado na Microrregião de Montanha e, segundo o IBGE, tem uma área de 535 quilômetros quadrados. Os mais de 5 mil moradores da região estão há 353 quilômetros da capital, Vitória.

Já na Região Noroeste do Estado, Marilândia é a segunda cidade capixaba com o maior período sem registros de óbitos. A última morte aconteceu há 130 dias, pouco mais de 4 meses. 

De acordo com os dados do Painel Covid-19, no Espírito Santo, 5 cidades estão há mais de 90 dias sem registrar mortes pela doença. Veja na lista abaixo quais são essas cidades:

Mucurici - 172 dias
Marilândia - 130 dias
Jerônimo Monteiro - 110 dias
Ponto Belo - 94 dias
Santa Leopoldina - 92 dias

Veja quais são as 13 cidades com taxa de letalidade acima de 3%

Segundo os dados do Painel Covid-19, do Governo do Espírito Santo, a taxa de letalidade do Estado é de 2,1%. Ainda segundo o Painel, as cidades de São José do Calçado, Mantenópolis, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Apiacá, Montanha, Conceição da Barra, Guaçuí, Cariacica, Águia Branca, Itapemirim e Viana estão com a taxa superior à 3%. 

São José do Calçado lidera o ranking com uma taxa de letalidade de 5,3%. No município, que fica no extremo sul do Espírito Santo, segundo o Painel Covid-19, 69 pessoas morreram e foram confirmados 1.292 casos da doença. A cidade está há 2 dias sem registrar óbitos. 

Veja abaixo a lista de cidades que estão com a taxa de letalidade superior à 4%:

 São José do Calçado - 5,3%
 Mantenópolis - 4,6%
Água Doce do Norte - 4,3%
Barra de São Francisco - 4,1%




Pontos moeda