Saúde

Alergia ao sol: conheça os sintomas e saiba como prevenir!

Segundo a dermatologia Patrícia Friço, a doença afeta principalmente as mulheres jovens e de pele clara

Foto: Divulgação / Pexel

A luz do sol oferece inúmeros benefícios à saúde, como estimular a produção de vitamina D e de melanina, e aumentar a sensação de bem estar. Mas o que muita gente não sabe é que a exposição solar em excesso pode estimular a reação do sistema imunológico, formando bolinhas vermelhinhas na pele que podem causar coceira – um quadro típico da alergia ao sol.

As reações costumam aparecer em regiões visíveis, como braços, mãos, colo e rosto, ou seja, áreas que ficam mais expostas. 

De acordo com a dermatologia Patrícia Friço, a doença afeta principalmente as mulheres jovens e de pele clara, com idade entre 20 e 35 anos. “A alergia ao sol, também chamada de erupção cutânea fotoalérgica, fotoalergia ou fotodermatose, é uma reação do sistema imunológico à exposição da pele à luz solar. Os principais sintomas são vermelhidão, bolhas ou pintinhas vermelhas na pele, coceira, irritação e sensibilidade em algumas regiões, além da sensação de queimação”.

Foto: Reprodução
A Drª Patrícia explicou sobre a alergia

Quando a doença se manifesta, uma das soluções é a aplicação de cremes calmantes e corticoides tópicos. Segundo Patrícia, a melhor forma de evitar a alergia é a prevenção. “As principais formas de prevenção são limitar a exposição ao sol e usar o protetor solar diariamente. Também é indicado recorrer a suplementos que tenham na sua composição o betacaroteno e as vitaminas E e C – eles fortalecem a autoproteção da pele”.

Pontos moeda