Saúde

Alerta aos pais: é preciso incentivar a ida das crianças e adolescentes ao dentista

De maneira preventiva, visita deve ocorrer a cada seis meses para evitar o surgimento das doenças bucais

Ida ao dentista deve ocorrer de seis em seis meses, segundo especialistas. 

No dia 12 de outubro é comemorado o dia das crianças. E mais importante que os presentes, é cuidar da saúde da criança e do adolescente. E quando se fala em saúde bucal, os especialistas alertam que os cuidados com os dentes deixam a desejar. As visitas ao dentista não ocorrem de maneira preventiva e os profissionais só são procurados quando problemas de fato aparecem. 

Para alertar sobre a importância de cuidar da saúde bucal, a ortodontista Janaína Melo, convoca os pais a levarem seus filhos ao dentista para 'hora da faxina'.

“É importante que os pais e responsáveis levem as crianças ao consultório ao menos uma vez a cada seis meses, para a prevenção das doenças mais comuns”, diz a dentista. Mesmo que a criança faça rotineiramente a higiene bucal após as refeições, é importante que nesse espaço de tempo ela faça visitas de forma a realizar limpezas mais completas dos dentes e detectar precocemente qualquer problema que possa vir a surgir.

Segundo Janaína, essas visitas são importantes para detectar cáries e gengivites inicias e de fácil tratamento, além de promover o estreitamento do relacionamento com o profissional, desmistificando a ideia de que o consultório dentário é uma câmara de tortura. “Esse medo não é próprio da criança e se ela se acostumar desde cedo a fazer a visita periódica, não vai desenvolvê-lo, tornando a visita ao dentista um compromisso agradável”, lembrou.

A dentista afirma ainda que a visita preventiva, além de proporcionar bem-estar, pode levar a detecção rápida e inicial de um problema evitando que este se torne mais sério, acarretando tratamentos mais penosos e custosos no futuro, contribuindo também para a melhora da relação com o paciente.

Traumas

Com a chegada do dia das crianças e a estreia dos brinquedos novos, alguns acidentes de percurso podem acontecer. “Não precisa desespero nessa hora”, orienta a especialista. O mais importante no momento de um acidente que envolva lesões na face, segundo ela, é manter a calma e ir consultar um médico, que ele poderá indicar a melhor solução.

Caso o trauma aconteça diretamente na boca, vá imediatamente ao seu dentista de confiança que ele poderá indicar o que fazer. “Normalmente os pais costumam não dar muita importância a pequenas pancadas nos dentes ou maxilares, mas mesmo que não haja lesão aparente, é imprescindível que os pais levem a criança ao consultório”, alerta Janaína.

Uma pancada na face, mesmo que não muito forte pode acarretar numa lesão na raiz do dente, no maxilar ou em uma das articulações e não ficar aparente, explica a dentista, e se não for tratada de forma correta pode trazer consequências piores no futuro.

"Depois de cumprida a rotina, aproveite a diversão com os seus filhos, afinal outubro é o mês das crianças e o mais divertido do ano! Uma excelente desculpa para soltar, junto com eles, aquele sorrisão de felicidade!", finalizou a dentista. 

Pontos moeda