Saúde

Autoestima elevada é alento no tratamento do câncer de mama

Acompanhamento psicológico ajuda pacientes a entender a doença, lidar com o câncer de forma mais sadia e amadurecer com a experiência

Por meio da fotografia,  o Projeto Vida busca enaltecer a beleza da mulher com câncer. Foto: Jullius Nascimento

Dúvidas, incertezas e medo. Estes são alguns dos sentimentos de quem é diagnosticado com um câncer de mama. Além de ser uma doença grave, também gera mudanças no corpo, uma vez que o tratamento - principalmente da quimioterapia - provoca mudanças que alteram a aparência da mulher. Queda de cabelo e pelos, enfraquecimento das unhas, ganho ou perda de peso, problemas na pele, ressecamento da boca, entre outros efeitos colaterais, interferem diretamente na autoestima das pacientes. 

É comum essas alterações físicas não serem compreendidas pela mulher ao se olhar no espelho. E na maioria dos casos, gera conflitos emocionais como a depressão. A mastectomia, parcial ou completa - que é a retirada da mama atingida - é um dos procedimentos do tratamento que mais afetam a autoestima da mulher, em sua maioria, o sentimento é de mutilação. E a reconstrução mamária torna-se então um alento para as pacientes. Mas, a boa notícia é que até realizar a mamoplastia existem algumas formas para amenizar os danos causados pelo tratamento.

E só quem se solidariza com a causa do outro é capaz de criar formas para levantar o astral e a autoestima das mulheres que lutam contra o câncer de mama. Atualmente, existem projetos no Espírito Santo que oferecem às pacientes maquiagem, ensaio fotográfico, micropigmentação, lenços e perucas gratuitos, que são grandes aliados das mulheres que enfrentam o diagnóstico de um câncer.

Integrante do Projeto Vida, em ensaio fotográfico. Foto: Jullius Nascimento. 

Um exemplo é o Projjeto Vida, que produz ensaios fotográficos, enaltecendo a beleza da mulher. "Eu criei o projeto porque senti a necessidade de dar visibilidade para essas mulheres com câncer de mama. O que notava nas mulheres era que elas estavam isoladas da sociedade, é raro encontrar uma paciente com câncer na rua e isso está diretamente ligado a autoestima delas. E eu pensei em uma forma de fazer com que elas quisessem aparecer realmente. A essência da beleza feminina está dentro da mulher. Mesmo careca, sem cílios, a mulher precisa entender que ela continua linda e por meio da fotografia, eu consigo mostrar isso", explicou Jullius Nascimento, fotógrafo e criador do projeto. 

Técnica de micropigmentação no Studio Vanessa Cabral. 

Outra técnica que tem ajudado as mulheres no tratamento da doença é a micropigmentação nas sobrancelhas e aréolas. Este é um trabalho desenvolvido pela esteticista Vanessa Cabral, em seu Studio de estética localizado em Vitória. “Muitas mulheres têm baixa autoestima porque perderam os pelos das sobrancelhas devido a quimioterapia ou por não terem a aréola, após a mastectomia. A micropigmentação nesses casos não melhora só a parte estética, mas também a emocional”, revelou a esteticista. 

O trabalho gratuito realizado com 12 mulheres em tratamento do câncer de mama durante o mês de outubro, só pode ser realizado com liberação médica. ´´É necessário passar por avaliação prévia para saber se a paciente possui algum tipo de restrição para fazer a micropigmentação. 

Tratamento Psicológico 

A psicóloga e psicanalista Cássia Rodrigues explica que o tratamento psicológico é fundamental. “O acompanhamento com o psicólogo é muito importante pois ajuda a paciente a entender a doença, saber os motivos pelos quais ela se manifestou e amadurecer com essa experiência”, destacou a especialista. 

Muitas pacientes sofrem com a perda de autoestima e os preconceitos acerca do câncer. "Ainda existem muitos estigmas e é preciso esclarecer que essa doença não é nenhuma sentença. Longe disso. Encarar esse desafio de frente e se apoiar na fé são fundamentais no processo de cura", completou. 

Reconstrução mamária

A mama é um dos símbolos da identidade feminina. A sua extração para tratar o câncer de mama significa muito, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico para a mulher. A reconstrução é um procedimento físico e emocionalmente gratificante para uma mulher que perdeu a mama devido ao câncer ou a outra situação. “A reconstrução da mama é de suma importância para que a paciente recupere a auto-estima. Auxilia no tratamento do câncer e restabelecimento do convívio social. Em pacientes submetidas à mastectomia, o objetivo maior da cirurgia reconstrutora é a reabilitação estética, retirando da paciente o estigma do câncer e da mutilação. Retornando à condição física pré-câncer”, disse o médico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Adriano Batistuta.

A reconstrução da mama é um direito garantindo por lei, muitas vezes, a paciente não tem conhecimento, mas independente se a cirurgia for feita pelo SUS ou pelos planos de saúde, elas têm o direito da reconstrução.

Projetos que ajudam a melhorar a autoestima da pacientes com câncer

Projjeto Vida. Tem como objetivo trabalhar com mulheres com câncer, através da fotografia mostrando a beleza da alma de cada mulher. Tentando ser um impulsionador, contribuindo para enxergar a doença de forma mais esperançosa. O projeto irá realizar no dia (21/10), em Balneário de Carapebus, na Serra/ES, uma confraternização com as mulheres integrante do Projeto. A ação contará com palestra, show, distribuição de brindes e coffee break. 

Programa Transformação e Vida. Realizado no Salão de Beleza da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), o Programa propicia aos pacientes internados o acesso a cuidados como lavagem, cortes de cabelo, massagens, escovas e para os homens também. Promovida com o apoio de cabeleireiros e barbeiros que prestam atendimento voluntário, colabora para aumentar a autoestima dos pacientes.

Pontos moeda