Saúde

Campanha doa mamografias para mulheres em Guarapari

As participantes foram selecionadas através de um cadastro

A campanha vai até o dia 27 de outubro. Foto: Divulgação/ Folha Online.

No dia 13 de outubro, a clínica TopMedi deu início a uma campanha de distribuição de mamografias gratuitas para mulheres em Guarapari. O objetivo era alcançar pessoas com idades entre 40 e 60 anos, com risco familiar e que não teriam acesso ao método. A ação começou às 9h e contou com a participação de dois médicos e oito funcionários. A campanha vai até o dia 27 de outubro e disponibilizará ao todo 100 mamografias para mulheres que já foram selecionadas.

Segundo a proprietária da TopMedi, a médica radiologista Dra. Karla Pereira Coutinho Bittencourt, após ser realizada a mamografia, dois médicos olham os exames para averiguar se há algo suspeito. Caso seja verificada alguma lesão, a paciente é encaminhada para exames mais avançados como ultrassom, ressonância ou biópsia.

A radiologista explicou que a seleção das participantes foi feita através do preenchimento de um cadastro. As mulheres que se encaixavam nos requisitos como idade e risco familiar foram selecionadas para participar.

Drª Karla Bittencourt é radiologista e proprietária da clínica TopMedi. Foto: Divulgação/Folha Online.

Além da mamografia, no dia também foi ministrada uma palestra sobre a importância da verificação precoce do câncer de mama. “O objetivo foi passar informações e orientações para as mulheres que estavam presentes”, disse a médica. Também foram realizados sorteios de brindes como bolsas e calendários.

Drª Karla afirmou que faz oito anos que a clínica realiza essa campanha. Segundo ela, o aumento de casos de mulheres com câncer de mama tem um motivo. “Hoje a mulher faz parte de um contexto familiar de muito estresse, realizando às vezes uma carga tripla de trabalho. Por isso, mutações genéticas acontecem com mais frequência”, declarou.

A radiologista falou sobre o objetivo de se realizar uma ação como esta. “Tem hora que a gente tem que parar e olhar pra trás, pois tem muita gente precisando de ajuda. Se cada um fizesse um pouquinho eu acho que o mundo seria melhor”, concluiu.

Texto: Sara de Oliveira

Pontos moeda