Saúde

Componentes da gema do ovo podem reduzir risco de câncer de mama

Luteína e zeaxantina são as substâncias responsáveis por "frear" o desenvolvimento das células cancerígenas

Luteína + zeaxantina, licopeno e carotenoides totais podem ter um risco reduzido de câncer de mama. 

O ovo contém diversas vitaminas em sua composição que ajudam no desenvolvimento cognitivo da criança, na melhoria óssea dos idosos e mais uma vez prova o seu grande valor nutricional. A gema do alimento, que contém luteína e zeaxantina, pode colaborar com a redução do câncer de mama.

Quem explica é Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil. “Um estudo realizado entre mulheres chinesas na região de Guandong indicou que uma maior ingestão de carotenoides (α-caroteno, ß-caroteno, ß-criptoxantina e luteína / zeaxantina) foi associada com uma diminuição do risco de câncer de mama”, contou Lúcia.

De acordo com especialista uma análise de 8 estudos de corte, com mais de 80% dos dados prospectivos publicados sobre carotenoides séricos e câncer de mama sugere que mulheres com maiores níveis circulantes de α-caroteno, ß-caroteno, luteína + zeaxantina, licopeno e carotenoides totais podem ter um risco reduzido de câncer de mama. 

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo mais comum de câncer nas mulheres de forma geral. A idade é um dos fatores que mais aumenta o risco. Entretanto, fatores endócrinos, história reprodutiva, fatores ambientais e fatores genéticos estão relacionados à doença.

Segundo a nutricionista Lúcia Endriukaite, compostos bioativos como os carotenoides possuem a capacidade de proteger as células contra radicais livres que provocam alterações como inflamação e alterações no DNA. O ovo, além de possuir luteína e zeaxantina, é também uma fonte de proteína. De fácil preparo e saboroso, ele ainda contribui para o consumo de alimentos menos industrializados e pode colaborar com o aumento dos níveis de carotenoides dentro de uma alimentação equilibrada.

Pontos moeda