Saúde

Gestantes podem usar salto alto durante a gravidez?

Durante a gestação a mulher fica mais propensa a lesões e sobrecargas, aumentando o risco de tropeçar ou até mesmo de cair

Gestante devem estar atentas aos incômodos causados pelos sapatos, pois podem comprometer a saúde. 

Mesmo durante a gestação as mulheres querem se manter bonitas e elegantes, muitas delas até se arriscam e usam sapatos de salto alto, mas será que usá-los nesse período pode trazer algum prejuízo?

A ginecologista e obstetra, Lorena Baldotto explica que é preciso que a mulher esteja atenta aos incômodos causados pelo salto alto e suas condições físicas. “Se estiver causando incômodo, o ideal é que não use! Se for inevitável, apenas em determinados eventos. O uso de saltos muito altos já causam alterações na posição da coluna nas mulheres, com o aumento da barriga essa alteração é em maior grau, podendo causar dores, e até mesmo uma hiperlordose lombar irreversível”, disse a especialista. 

Salto agulha é o menos indicado para mulheres grávidas. 

O salto alto pode causar também um desequilíbrio, aumentar o risco de quedas além de colaborar para o inchaço e desconforto dos pés. "Estudos confirmam que durante a gestação os ligamentos de estabilidade da mulher ficam mais propensos a lesões e sobrecargas, aumentando o risco de tropeçar ou até mesmo de cair”, completou.

As recomendações de Lorena é que aquelas que não dispensam os sapatos altos nem durante a gestação é recomendado o uso de sandálias plataformas, estilo anabelas ou de saltos mais grossos, além, disso, a altura não deve passar de três centímetros. 

Pontos moeda