Saúde

Hérnia de disco pode ser tratada sem cirurgia

Mais de cinco milhões de brasileiros sofrem com o problema, que pode ser agravado por obesidade, sedentarismo e cigarro

A hérnia de disco ocorre quando há o desgaste dos discos intervertebrais, que saem da sua posição original causando dor. 

Recentemente, os cantores Anitta e Péricles foram diagnosticados com hérnia de disco. Enquanto o cantor passou por uma cirurgia, Anitta foi proibida de dançar e obrigada a cumprir repouso e a fazer fisioterapia. A fisioterapeuta, Julianne Magalhães explica que o tratamento conservador, ou seja, sem cirurgia, pode ser indicado.

A hérnia de disco acontece quando há o desgaste dos discos intervertebrais- que são em forma de anel- ou dos discos localizados entre as vértebras que formam a coluna espinhal. Esses discos são formados por tecido cartilaginoso e elástico, que têm a função de evitar o atrito entre uma vértebra e outra. 

As dores ocorrem quando os discos saem da sua posição e atingem o canal vertebral, causando dor. O problema afeta 5,4 milhões de brasileiros, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e as maiores causas são: má postura, fatores hereditários, esportes em excesso, traumas diretos, idade avançada- devido a lesões degenerativas-, sedentarismo, dentre outros. Os sintomas mais comuns, segundo a fisioterapeuta, Rute Lane de Barros são dores localizadas nas regiões onde existe lesão discal, podendo estas dores ser irradiadas para outras partes do corpo. 

Locais do corpo atingidos 

Quando a hérnia é cervical, as dores são locais e/ou irradiadas para os braços, mãos e dedos. Quando a hérnia é lombar, as dores são locais e/ou irradiadas para pernas e pés. A pessoa também pode sentir formigamento, dormência nos membros nos casos mais graves, pode haver perda de força nas pernas e incontinência urinária.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado da seguinte maneira: o primeiro passo é uma avaliação para identificar as causas da dor. São feitos testes ortopédicos e fisioterapêuticos específicos, de mobilidade, de força, de alongamento muscular e do sistema nervoso para saber qual é a situação clínica do paciente. Com o quadro definido, o tratamento é iniciado.

Tratamentos

Uma opção de tratamento é o método McKenzie, que é um sistema completo de avaliação, tratamento e prevenção, que se baseia numa filosofia de envolvimento ativo do paciente. O método, internacionalmente reconhecido, de avaliação e tratamento da dor na coluna, pescoço e extremidades, foi desenvolvido pelo fisioterapeuta neozelandês, Robin McKenzie.

Outra alternativa é a reconstrução músculo-articular, que tem o objetivo de alívio da dor diminuição da inflamação e relaxamento da musculatura contraturada e ganho de mobilidade, pois a dor leva o indivíduo a acreditar que “não se mexer”, vai diminuir a dor. Pesquisas recentes e confiáveis mostram que devolver o movimento é o início para uma recuperação mais rápida. Após esta fase inicia-se um trabalho de controle motor, fortalecimento muscular e reprogramação cerebral. É preciso educar o indivíduo para acreditar que o movimento lhe é favorável. A continuidade do trabalho realizado deve ser mantida com atividade física dirigida, por exemplo: Pilates, musculação e outros.

Pontos moeda