Saúde

Obsessão por comida saudável causa distúrbio alimentar conhecido como ortorexia

Portadores do distúrbio são fanáticos por alimentos saudáveis e não comem nenhum outro alimento fora do plano alimentar

Obsessão por comida saudável é conhecida como ortorexia e gera transtornos alimentares. 

Recentemente diagnosticado, a ortorexia vem sendo tema de muitos estudos. Também identificada como distúrbio alimentar, surge quando a pessoa se torna obsessiva em seguir uma dieta saudável. Os distúrbios mais conhecidos são a bulimia e anorexia nervosa, que já fazem parte do conhecimento popular de muitos.

E de acordo com a nutricionista, Jenniffer Vorpagel este tema ainda requer muitos estudos. "Os portadores normalmente são fanáticos por alimentos saudáveis, examinam rótulos com bastante atenção e não se permitem comer nenhum tipo de preparação que não tenha sido autorizado em seu plano alimentar" comentou a nutricionista. 

Ter uma alimentação saudável é crucial e deve ser priorizada, principalmente quando o objetivo for a melhora da saúde, controle do peso e usufruir para a prevenção de doenças e na qualidade de vida.  Mas, quando a preocupação com o peso, com a forma física e com a alimentação equilibrada fica excessiva, se torna uma obsessão, podem surgir os chamados transtornos alimentares, como a ortorexia.  

"As pessoas com esse distúrbio possuem dificuldade em comer fora de casa, pois os alimentos foram preparados por outras pessoas, elas analisam todo o alimento, desde a cor ao formato, e, ainda opinam e fazem criticas à alimentação das outras pessoas", explicou Jenniffer. 

Distúrbio

Esse distúrbio, normalmente, se desenvolve após a pessoa ter seguido uma dieta e ter conhecido mais sobre a função dos alimentos no organismo. Os assuntos principais de quem possui esse transtorno são, principalmente, alimentação saudável e seus nutrientes, podendo levar incômodo e preocupação a seus familiares, amigos e colegas. 

Sintomas

Festas, eventos e comemorações passam a ser momentos de angústia para essas pessoas, pois nestes locais só terão à disposição, alimentos não tão saudáveis. Desta forma, o transtorno pode levar ao isolamento social, podendo acarretar consequências mais graves.

Evolução do distúrbio 

Se não for identificado o quanto antes e tratado, o distúrbio pode evoluir para um quadro depressivo, à medida que a vontade de consumir outros alimentos começa a aparecer. Além disso, podem surgir múltiplas carências alimentares por conta das restrições na alimentação que passaram a serem impostas. "A dificuldade em se alimentar fora de casa pode fazer com o que as refeições do ortoréxico sejam pobres em nutrientes, especialmente em viagens e quando há a necessidade de comer no trabalho, por exemplo", explicou a nutricionista. 

Jenniffer alerta que é importante ficarmos de olho em relação aos nossos hábitos alimentares e que possamos entender que a reeducação alimentar deve ser o caminho de escolha para uma alimentação saudável. "Durante esse processo de mudança de hábito, vale ressaltar a importância da inclusão de novos alimentos, o abandono de condutas alimentares errôneas, mas que seja reservados momentos para o consumo dos alimentos preferidos, desde que, com moderação", Finalizou. 

Pontos moeda