Saúde

Outubro Rosa: prevenção precisa incluir hábitos de vida saudáveis

Pessoas que consomem carne processada tem 9% de chances a mais de desenvolver câncer

Álcool, frituras e alimentos industrializados aumentam as chances do desenvolvimento das células cancerígenas. 

No mês em que celebramos o Outubro Rosa, especialistas alertam para a importância dos cuidados com a saúde para a prevenção do câncer de mama. Não se trata apenas de manter os exames em dia, mas de praticar atividade física regular, reduzir o consumo de álcool e ter uma alimentação saudável.

Um estudo realizado por cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, atestou que abusar do bacon e das carnes processadas pode contribuir para uma maior incidência no câncer de mama. Estima-se que o risco de desenvolver a doença seja 9% maior no grupo que consome esses alimentos com frequência. “Não significa que esses alimentos provocam a doença, mas que podem contribuir para o seu desenvolvimento", destacou a ginecologista e mastologista Aline Forattini.

Já sobre o álcool, pesquisas revelam que mesmo o consumo moderado está associado ao risco aumentado de neoplasia. "Os programas de prevenção precisam incluir o foco na redução do consumo de bebidas alcoólicas, na prática de atividade física e na manutenção de uma alimentação saudável. Quando começarmos a olhar para esses hábitos com mais atenção, certamente teremos índices mais favoráveis", completou.

Pontos moeda