Saúde

Parei o anticoncepcional. E agora?

Interrupção de hormônios pode ocasionar fluxos mais intensos, cólicas acentuadas e TPM

Foto: Google
As pílulas variam em quantidades hormonais e dias de uso, dependendo de cada composição. 

Muitas dúvidas a respeito do uso da pílula anticoncepcional rondam os pensamentos femininos. Por isso, muitas mulheres ficam sem saber o que fazer quando param de tomar o anticoncepcional. A ginecologista, Lorena Baldotto explica que muitas vezes a mulher inicia o uso do medicamento antes mesmo da primeira relação sexual, e por isso, não sabem como o corpo reage sem o hormônio.

O que acontece com o corpo ao parar de tomar a pílula anticoncepcional?

O remédio joga na corrente sanguínea doses de hormônios que não deixam os ovários liberar os óvulos, interrompendo o ciclo natural. "Quando interrompemos esse 'boom' hormonal, é comum que algumas alterações apareçam como fluxos intensos, cólicas acentuadas e a tão temida Tensão Pré Menstrual (TPM)", explicou Lorena. 

Além disso, algumas mulheres podem ter variação de peso e aumento de oleosidade na pele. "Realmente podem ocorrer várias alterações, mas é só no período de readaptação do corpo, afinal, foram anos recebendo todo aquele hormônio. Depois deste tempo, a mulher vai sentir realmente como é seu organismo e passa a ter todos os benefícios de ter interrompido o anticoncepcional", comenta Baldotto.

Benefícios da interrupção da pílula 

- Aumento da massa muscular;

- Diminuição de edemas causados pelos anticoncepcionais;

- Ciclo menstrual periódico normal;

- Diminuição de dores de cabeça;

- Pele com viço natural;

- Aumento da libido.

A ginecologista faz um alerta para as mulheres que pararam de tomar anticoncepcional, mas não desejam engravidar. "Devem usar outros métodos contraceptivos, já que mesmo com o uso contínuo e longo, o efeito do anticoncepcional não permanece. Portanto, procure o seu médico e veja qual é a melhor opção para você". 

Pontos moeda