Saúde

Preservação da fertilidade em pacientes com câncer de mama

Óvulos podem ser congelados sem prejudicar o tratamento

Após tratamento cancerígeno muitas mulheres acabam ficando inférteis

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum de câncer entre as mulheres, e acomete principalmente mulheres acima de 50 anos. Porém as estatísticas indicam que a incidência da doença tem aumentado em mulheres em idade reprodutiva, e devido o tratamento, muitas acabam ficando inférteis. 

A boa notícia é que o diagnóstico precoce da doença facilita o tratamento e a cura do câncer de mama. As terapias também se tornam mais eficazes quando realizadas logo no inicio da doença. Nesse sentido, a ginecologista, Layza Merizio Borges, doutora em reprodução humana, alerta sobre a importância de buscar um especialista da área para planejar o futuro reprodutivo.

Layza explica que o ideal é que seja realizado antes mesmo do tratamento oncológico- cirurgias, quimioterapias e radioterapia- a preservação da fertilidade da paciente diagnosticada com câncer. "Os medicamentos quimioterápicos são tóxicos para os ovários dessas mulheres, que em sua maioria, apresentam o diagnóstico de infertilidade após o tratamento, devido à falência ovariana, que é irreversível". 

Layza Merizio Borges, doutora em reprodução humana. 

Para preservar a fertilidade da mulher, Layza recomenda que seja realizado o congelamento dos óvulos. "É preciso fazer isso antes da quimioterapia. Basta a mulher recorrer ao profissional em reprodução humana. É importante lembrar que esse procedimento não atrasa e nem prejudica o tratamento, podendo ser determinante no futuro reprodutivo", finalizou.


Pontos moeda