Saúde

Unidades de saúde intensificam ações contra câncer de mama e colo do útero

Incentivo à atividade física faz parte das ações do Outubro Rosa

Aulas de zumba, alongamentos e palestras também estão entre as ações para mobilizar o público-alvo .

As unidades básicas de saúde de Cachoeiro de Itapemirim reforçaram neste mês, atividades para chamar a atenção do público feminino para a importância de se proteger contra o câncer de mama e de colo do útero. São ações da programação local da campanha Outubro Rosa.

Estão sendo intensificadas ofertas de consultas, coleta de material para exames preventivos- papanicolau- encaminhamentos para mamografias e, também, testes rápidos para o diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis.

Além disso, outras atividades com foco no caráter educativo têm buscado promover a prática de exercícios físicos, a importância do autoexame das mamas e da periodicidade da realização de preventivos. Aulas de zumba, alongamentos, serviços de beleza, café da manhã, sorteio de brindes e palestras também estão entre as ações para mobilizar o público-alvo .

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher e da Criança, Nathália Nóbrega Louzada, o resultado tem sido positivo e a expectativa é que a busca pelos serviços aumente. “As comunidades têm se interessado e a procura por exames, principalmente mamografias e preventivos, é grande. O público-alvo está participando dos eventos e demonstrando interesse em buscar orientação. Nosso principal objetivo é alertá-las para o fato de que o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero – os dois tipos de câncer mais frequentes nas mulheres – aumenta muito as chances de cura”. 

Mamografia e preventivo

O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rotina em mulheres sem sintomas ou sinais de doença em suas mamas (rastreamento), seja feita na faixa etária entre 50 e 69 anos, uma vez a cada dois anos. Mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou em situações especiais (por exemplo, expostas a fatores de risco) devem manter acompanhamento médico individualizado.

Já o exame preventivo (Papanicolau), para rastreamento do câncer de colo do útero, é recomendável para mulheres entre 25 e 64 anos. Inicialmente, deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

Confira as próximas atividades da programação

18/10
A partir das 8h30, a unidade de Conduru realiza diversas atividades, incluindo aferição de pressão arterial e teste de glicemia; alongamento, palestra com o tema: “Alimentação Saudável, um Forte Aliado para a Saúde da Mulher”, café da manhã e distribuição de brindes, no Ginásio Newton Elias Paiva.

A partir das 7h, a unidade do bairro Alto União realiza palestra sobre Saúde da Mulher, solicitação de mamografias (público-alvo); atendimento odontológico (público-alvo); atendimento médico, consulta de enfermagem, coleta de preventivos, café da manhã.

Palestra com o tema: Mulheres e suas potencialidades; dinâmica; autorreflexão; sorteio de brindes; coffee break; avaliação médica; teste rápido; vacinação, a partir das 8h, no salão da igreja São Cristóvão, com equipe da UBS BNH de Baixo.

Psicóloga e nutricionista vão conversar sobre câncer de mama, alimentação saudável, além de café da manhã e testemunho de uma paciente sobre o câncer de mama, às 8h, no pátio da Igreja Católica do bairro São Luiz Gonzaga.

19/10
Coleta de material para exame preventivo com demanda espontânea, das 8h às 15h, na unidade de Pacotuba.

Pedidos de mamografias (público-alvo), atendimento de odontologia (público-alvo), atendimento médico, consulta de enfermagem, aferição de PA, teste de glicemia, preventivo, a partir das 7h, em Monte Alegre.

Palestra na unidade com agentes comunitários de saúde na sala de espera do preventivo e café da manhã, às 8h, na unidade de saúde do Nossa Senhora da Penha.

Palestra sobre câncer de mama e café da manhã compartilhado, pela manhã; solicitações de mamografias, coleta de preventivos, teste rápido de HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis, à tarde, na unidade Abelardo Machado.

20/10
Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Santo Antônio, das 8h às 12h - Aferição de pressão, glicemia capilar, maquiagem e corte de cabelo. Também serão realizados consultas e exames agendados na última semana.

22/10
Dia da Beleza, às 8h, na unidade Novo Parque.

Palestra, zumba, agendamento de preventivo e solicitação de mamografia, às 7h30 no salão da igreja Agostinho Simonato.

Café da manhã, palestra, aferição de pressão, solicitação de mamografia e sorteio de brindes. Realização de preventivos todas as segundas-feiras, às 8h, na unidade Córrego dos Monos.

23/10
Palestra sobre Saúde da Mulher: Tema Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama. Aferição de pressão arterial, teste de glicemia, pedido de mamografia (público-alvo), atendimento de enfermagem, atendimento médico, café da manhã, sorteios de brindes, às 7h, na unidade Pacotuba.

Palestra com o tema “Detecção Precoce do Câncer de Colo do Útero”, às 9h, na unidade de Monte Alegre.

24/10
Consulta com as médicas Dra. Xuchithy e Dra. Liuska, a partir das 7h15, e educação em Saúde sobre Prevenção do Câncer, com a Enfa. Narele do Hospital Evangélico e a enfermeira Michele da Unidade Básica, às 8h, na unidade Gilson Carone.

Atividade física voltada para as mulheres com educador físico e avaliação da pressão arterial e glicose, das 13h às 16h, na unidade de saúde do Coramara.

26/10
Palestra na unidade com agentes comunitários de saúde na sala de espera do preventivo e café da manhã, às 8h, na unidade de saúde do bairro Nossa Senhora da Penha.

29/10
“Dia Rosa” com palestra, dicas de beleza, saúde da mulher, ás 7h30, no Salão da igreja Santo Agostinho.

30/10
“Ação Rosa” com teste de glicemia, aferição de pressão e realização de teste rápido. Palestra – Detecção Precoce do Câncer de Colo do Útero, às 9h, na unidade de Pacotuba.

31/10
Atividade física voltada para as mulheres com educador físico e avaliação da pressão arterial e glicose, das 13h às 16h, na unidade de saúde do Coramara.

Pontos moeda