Saúde

Vacina é assunto sério e não poder ser esquecido

A maioria das vacinas disponíveis são destinadas às crianças, sendo 12 delas aplicadas antes dos 10 anos de idade

Ministério da Saúde possui um sistema de vacinação muito eficaz com calendário específico para cada fase da vida. 

A vacina é muito importante. Considerada umas das melhores formas de prevenir diversos tipos de doença, o assunto precisa ser pauta de conversas, debates e estudos. Nesta quarta-feira (17), é comemorado o Dia Nacional da Vacinação. A data foi criada para conscientizar a população sobre a importância de proteger e imunizar os indivíduos contra doenças que podem chegar a níveis severos e até mesmo levar à morte.

De acordo com a infectologista, Rúbia Miossi as vacinas agem estimulando o sistema imunológico a gerar anticorpos para combaterem doenças infecciosas, garantindo a imunidade. "As vacinas protegem o corpo humano contra vírus e bactérias e são um dos meios mais eficientes de prevenção de doenças", destaca a médica.

Recentemente, doenças como o sarampo voltaram a assustar a população, com alguns casos registrados em todo o país. "A falta de conhecimento, o movimento antivacina, a disseminação de fake news e os horários limitados dos postos de saúde acabam afetando o êxito das campanhas de imunização", enumera Rúbia.

A especialista assinala que o Ministério da Saúde possui um sistema de vacinação muito eficaz com calendário específico para cada fase da vida, iniciando desde o nascimento até a terceira idade. "Para vacinar, é necessário levar a criança até um posto ou Unidade Básica de Saúde com o cartão de vacinação. O ideal é que as doses sejam administradas na idade adequada", orienta a infectologista.

A maioria das vacinas disponíveis são destinadas às crianças, sendo 12 delas aplicadas antes dos 10 anos de idade, distribuídas em 25 doses ao todo. "Algumas podem apresentar reações adversas leves, como febre e dor local. Contudo, os benefícios são muito grandes e se sobrepõem aos efeitos colaterais, que são sempre muito limitados e de rápida resolução sem causar prejuízos ao paciente", afirma Rúbia. 

Pontos moeda