Saúde

Cabelo envelhece? Veja os fatores que causam mudanças nos fios

Estresse pode causar a queda dos cabelos, principalmente em mulheres

Foto: Divulgação
Anemia crônica e dietas restritivas hipoproteicas estão entre as causas de queda de cabelo. 

Os cabelos também são alvos do tempo. Diminuição de densidade, quantidade e alterações na textura dos fios, mesmo sem doenças associadas, são características do envelhecimento do cabelo. A dermatologista Sandra Federici explica que, além disso, podem existir doenças sistêmicas que levem a queda de cabelos e também tendências genéticas que fazem com que naturalmente alguns pacientes tenham menos cabelos que os outros com o passar da idade.

Entre as principais causas da queda de cabelo estão: anemia crônica, dietas restritivas hipoproteicas, alterações da tireoide, uso de alguns medicamentos e o estresse.

O estresse pode causar o eflúvio telógeno, que é o enfraquecimento temporário do cabelo, geralmente na parte superior do couro cabeludo. Este diagnóstico é muito comum em mulheres e pode acontecer após o parto ou qualquer outro evento estressante. Os tratamentos variam de paciente para paciente. Por isso é importante a avaliação do dermatologista para analisar quais são as causas e qual a melhor forma para diminuir a queda do cabelo.

A dermatologista Sandra Federeci revela que hoje, além dos tratamentos orais e tópicos, existe também tratamento com injetáveis, como é o caso da microinfusão de medicamentos na pele (MMP), com um aparelho que distribui as micros doses de maneira homogênea e precisa no paciente.

Pontos moeda