Saúde

Humanização no SUS é discutido durante encontro em Cachoeiro

Os encontros acontecem a cada dois meses em algum serviço de saúde do sul do estado e reúne representantes dos Grupos de Trabalhos de Humanização de Cachoeiro e Castelo

Foto: Divulgação

Na última terça-feira (8), a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim promoveu um encontro de humanização com o tema “A Saúde do Trabalhador e a Humanização”. O evento reuniu representantes de grupos de humanização de todo o sul do estado para compartilhar as experiências das principais instituições de saúde da região.

O encontro foi conduzido pelo psicólogo da Secretaria de Estado da Saúde, Douglas Gonçalves, e a enfermeira Ana Carolina Calvi, da Superintendência Regional de Saúde.

Eles falaram sobre a importância e do papel da humanização no contexto da saúde pública. Ana Carolina esclareceu as dúvidas que muitas pessoas têm sobre a humanização ser algo inato ao ser humano. Na oportunidade a enfermeira expôs o real foco deste trabalho.

“Não é humanizar o humano. Cada um aqui que faz parte ou não de um grupo de humanização, já é humano. É trazer isso para o sistema SUS, buscar um SUS que seja de respeito com o usuário, com o gestor e com o profissional”, disse Douglas.

Segundo a Coordenadora do GTH da Santa Casa, Vanessa Pícolli, os encontros são enriquecedores e sempre trazem inspiração para implantação de novas propostas de trabalho. “Os encontros são muito importantes porque podemos compartilhar com outras instituições nossas experiências e essa troca é realmente enriquecedora”, completa.

Pontos moeda