Saúde

Infecção do molusco contagioso atinge crianças e adultos

Vírus é altamente transmissível pelo contato e se espalha com facilidade em escolas e creches

Foto: Divulgação
O vírus que causa o molusco contagioso é altamente transmissível pelo contato.

O médico dermatologista Marco Antônio de Oliveira explica que esta é uma infecção comum em crianças, porque a imunidade do organismo que protege contra o vírus não é tão alta quanto a dos adultos, mas não descarta a possibilidade de adultos saudáveis serem atingidos pela infecção do molusco contagioso.

No geral, os sintomas estão na pele, quando surgem pequenas bolinhas salientes na região contaminada. Em qualquer idade, coçar ou cutucar as lesões faz com que elas se espalhem mais, segundo informa o infectologista. O dermatologista alerta que é muito importante procurar um médico assim que perceber as alterações na pele.

Os pequenos em idade escolar costumam ter muito contato físico com outras crianças, o que facilita que o vírus circule em escolas e creches. Já o problema da contaminação em adultos, é que ela pode ocorrer por meio sexual, aparecendo lesões na região genital. 

Tratamento

O mais eficaz é feito pelo médico dermatologista em consultório, que é a curetagem, uma espécie de raspagem da lesão, que elimina de vez as bolinhas.

Com informações do Portal R7!


Pontos moeda