Saúde

Oito casos de sarampo estão sendo investigados em Vila Velha e saúde define estratégia para Dia D

No município, outros 64 casos de contaminação foram descartados pela Vigilância Epidemiológica

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Pexel
Durante a semana, a unidade de saúde de Coqueiral de Itaparica oferece o serviço em horário estendido até 21h, de segunda à quinta-feira.

Até o momento, o município de Vila Velha administrou 46.711 doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Destas, 680 doses foram aplicadas nas ações de bloqueio, ou seja, nos contatos dos casos suspeitos de sarampo, 2.716 doses de intensificação, administradas nas crianças entre 6 a 11 meses de idade e 43.535 doses de rotina, referente ao público que pertence à faixa etária de 1 a 49 anos de idade.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde Vila Velha (Semsa) emitiu, na sexta-feira (11), mais uma edição do Boletim Epidemiológico- nº 10, sobre o monitoramento de medidas de prevenção sobre sarampo no município. Até o momento, foram registradas 72 fichas de notificação compulsória de casos suspeitos de sarampo, de ambos os sexos, dentre eles crianças e adultos proveniente de várias regiões do município. 

Todos os casos foram investigados e monitorados. Do total de casos notificados:

- Casos descartados: 64

- Sob investigação: 08

Até o momento nenhum caso ou óbito por sarampo foi confirmado no município. 

Estratégia 

Em destaque, a estratégia do dia “D” da mobilização Vila Velha Contra o Sarampo, ocorre em 19 de outubro (sábado). Além das unidades de saúde que funcionarão das 8h às 17h, o município também estará disponibilizando a vacina contra o sarampo para o público de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, no Shopping Boulevard e Shopping Praia da Costa das 10h às 21h.

Vacinação

Todas as medidas de controle e bloqueio vacinal foram adotadas pelo serviço de vigilância epidemiológica. Em Vila Velha, foram aplicadas 46.711 doses da vacina tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Durante a semana, a unidade de saúde de Coqueiral de Itaparica oferece o serviço em horário estendido até 21h, de segunda à quinta-feira.

Não devem receber a vacina tríplice viral

- Casos suspeitos de sarampo;

- Gestantes;

- Menores de 6 meses de idade;

- Pessoas com o sistema imunológico imunocomprometido.

Doença

Caso a criança, o jovem ou o adulto inicie com sintomas de febre e manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhado de tosse e/ou coriza, ou conjuntivite, deve ser encaminhado imediatamente a um serviço de saúde para ser avaliado e orientado por um profissional. 

Alerta 

Pessoas com suspeita de sarampo precisam também evitar contato com outras pessoas a partir do surgimento das manchas avermelhadas pelo corpo, que são chamadas de exantemas e caso não necessite de internação, deve seguir em isolamento domiciliar, até que os resultados dos exames laboratoriais fiquem prontos.

Pontos moeda