Saúde

Síndrome do Túnel do Carpo: entenda o que causou a cirurgia de Ana Maria Braga

A síndrome é uma patologia que se desenvolve devido ao estreitamento do espaço existente no túnel do carpo

Foto: Reprodução / Instagram

No programa desta segunda-feira (26), a apresentadora Ana Maria Braga apresentou o Mais Você com uma tala para recuperação de uma cirurgia na mão, o que chamou a atenção dos telespectadores. No último final de semana, Ana foi submetida a uma cirurgia na mão direita para tratar uma Síndrome do Túnel do Carpo. 

Mas afinal, o que é a Síndrome do Túnel do Carpo? O túnel do Carpo fica localizado na região dos punhos e abriga além de outras estruturas, o nervo mediano, um dos principais responsáveis pela sensibilidade e força das mãos.

A síndrome é uma patologia que se desenvolve devido ao estreitamento do espaço existente no túnel do carpo. Com esse estreitamento o nervo sofre uma compressão e há o aparecimento de sintomas como dor, formigamento e perda de força.

A doença costuma afetar especialmente as mulheres, com uma grande incidência em ambos os punhos simultaneamente. Esses sintomas quando não tratados podem se agravar e desencadear complicações posteriores, causando inclusive a limitação do uso das mãos e atrofia.

Tratamento

Os casos mais leves podem ser tratados com imobilização do punho, remédios anti-inflamatório e tratamento fisioterapêutico. Quando mais graves, podem precisar de cirurgia.

O procedimento pelo qual Ana Maria passou consiste em descomprimir o nervo mediano dentro do túnel do carpo e, assim, restabelecer as funções perdidas e reduzir ou zerar os sintomas.

Nos casos mais leves a fisioterapia é muito indicada pois através de exercícios de mobilidade e força, recursos analgésicos e orientações ergonômicas pode gerar redução dos sintomas.


Pontos moeda