Saúde

Câncer de próstata: causas, sintomas, tratamentos e prevenção

Casos de câncer de próstata na família, pessoas obesas e negras são fatores de risco da doença

Foto: Divulgação
Novembro é o mês de prevenção e combate do câncer de próstata. 

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, responsável pela secreção de substâncias que constituem o sêmen. Além de doenças benignas, ela pode ser acometida por câncer. O Novembro Azul no Brasil foi inspirado em um movimento internacional com a finalidade de prevenir a doença e financiar pesquisas na área do câncer.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos e cerca de 70% dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, apresenta redução do risco de mortalidade.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, hoje é a segunda causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo. Um homem morre a cada 28 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“Por preconceito e medo, muitos homens ainda deixam de se submeter aos exames preventivos do câncer de próstata. Eles devem começar a monitorar a próstata a partir dos 50 anos. Pessoas com histórico familiar ou homens negros devem começar a partir dos 45 anos”, diz o urologista Gabriel Gouvêa.

Para ele, a ideia do Novembro Azul é incentivar o diagnóstico precoce, haja vista que, quando detectado em fase inicial, as possibilidades de êxito no tratamento chegam a 90% dos casos. “Durante a fase inicial, o tumor de próstata não apresenta sintomas, por exemplo. Quando alguns sinais começam a aparecer, entre eles dor óssea e emagrecimento, cerca de 95% dos tumores já se encontram em fase avançada”, completa Gouvêa.

Pontos moeda