Saúde

Alergias de pele: o que você precisa saber para proteger o seu filho no verão

A dermatite atópica é um exemplo de alergia não contagiosa que atinge 25% das crianças brasileiras

Foto: Divulgação / Pexel

Para quem sofre com alergias de pele, o verão pode ser um grande vilão. Vermelhidão, coceira e descamação são alguns sintomas que acometem os alérgicos, principalmente as crianças. Dermatites, fito fotodermatoses e brotoejas pioram muito no calor. A dermatite atópica é um exemplo de alergia não contagiosa que atinge 25% das crianças brasileiras, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Para a pediatra Patricia Rezende apesar da luz solar ajudar a melhorar os sintomas, o suor pode piorá-los.

"O verão exige atenção dos pais, já que as crianças transpiram mais e o suor facilita o ressecamento da pele, logo a coceira característica da doença aparece", explica a médica.

Mas, como tratar as alergias que se manifestam na estação mais quente do ano? Essa e as principais dúvidas sobre o assunto a pediatra esclarece a seguir. Confira. 

Quais alergias são mais comuns no verão?

Além da Dermatite Atópica, é comum termos dermatites de contato, principalmente nas áreas de dobras, como pescoço, ou nas regiões que ficam em contato com a fralda. Podem aparecer "bolinhas vermelhas" que coçam e não são contagiosas. A fito fotodermatose ocorre pelo contato de alimentos cítricos, como limão, laranja e tangerina, e exposição solar. O resultado é um processo inflamatório que pode ocasionar manchas escuras e até queimaduras na pele. Alergias a protetores solares e repelentes também são comuns nessa estação.

Quais são os produtos que mais causam alergias nas crianças?

Na hora de escolher produtos para usar em crianças, os pais devem dar preferência aos hipoalergênicos, de modo a reduzir as chances de alergias. Frequentemente elas têm reações alérgicas a perfumes, sabão em pó, amaciantes, protetores solares e repelentes. Quando se manifestam na pele, as alergias costumam causar vermelhidão e coceira.

É verdade que a criança pode ter alergia a fraldas no verão?

Existe uma diferença entre a alergia a fralda, que é bem mais rara, e a dermatite de contato. Principalmente no verão, as crianças podem desenvolver, na região da cintura, bolinhas avermelhadas que podem coçar devido ao contato com a fralda e o suor, mas isso não significando que seja alergia, mas sim uma dermatite.

As famosas brotoejas são um sinal de alergia ou de irritação a um produto?

As brotoejas normalmente aparecem em áreas de dobras, onde a soma do calor com a umidade produz irritação na pele. Não necessariamente isso significa uma reação alérgica a algo.

como tratar as alergias de pele comuns no verão?

O tratamento deve ser avaliado caso a caso com o pediatra da criança, mas algumas medidas preventivas podem ser tomadas. Usar roupas frescas e evitar locais muito quentes e úmidos quando as crianças estiverem em processo inflamatório. Sempre manter a pele hidratada com um hidratante o prescrito pelo pediatra. O ideal é usá-lo após o banho para ter um melhor resultado.

Quando é a hora de correr para o hospital?

Caso a criança apresente sinais de que está com dificuldade para respirar, a boca começar a inchar ou não melhore os sintomas com os remédios que foram prescritos pelo pediatra, é hora de ir para o hospital.

Pontos moeda