Saúde

Diagnóstico capilar é importante para verificar a saúde dos fios

A partir do diagnóstico são tomadas as decisões sobre o que deve e o que não poder ser realizado no cabelo analisado

Foto: Divulgação
Nesse tipo de diagnóstico não só a estrutura dos fios são analisadas, mas também o couro cabeludo.

Para garantir sucesso quando se realiza qualquer procedimento nos cabelos é fundamental que antes, seja realizado um diagnóstico capilar. Com o diagnostico é possível identificar a saúde dos fios, necessidades e limitações. Muitas mulheres já passaram pelo temido problema de algum tratamento não sair com o resultado esperado: cabelos que se quebram, cores indesejadas, tons manchados e até o temido corte químico, que deixa o cabelo completamente danificado.

De acordo com a empresária do ramo capilar, Jane Agne um bom profissional sabe que analisar a estrutura capilar, como córtex, haste e couro cabeludo é indispensável para alcançar o melhor resultado nos tratamentos capilares. “Após identificar as necessidades do fio, o profissional terá como indicar o tratamento adequado para aquele determinado cabelo”. 

De acordo com Agne, o diagnóstico capilar mais moderno e assertivo é realizado com uma microcâmera. “Dessa maneira o exame dos fios é ainda mais consistente, uma vez que amplia a imagem do couro cabeludo e dos fios em até 300 vezes. As informações que não são vistas a olho nu são captadas e o diagnóstico é ainda mais preciso”. 

Nesse tipo de diagnóstico não só a estrutura dos fios são analisadas, mas também o couro cabeludo. “Tudo é captado pela câmera. Couro cabeludo descamado, vermelho ou irritado. Fios com fissuras e agredidos por químicas ou uso inadequado de secadores e chapinhas. Muitos sintomas como esses passam despercebidos nos diagnósticos realizados a olho nu”, alertou a especialista do Werner Coiffeu.

São três as maneiras de realizar o diagnóstico capilar, sendo a microcâmera o mais moderno.

Análise capilar: o profissional vai analisar o cabelo, verificar a saúde dos fios e couro cabeludo. A olho nu é possível identificar a cor, espessura, densidade e a saúde geral dos fios.

Anamnese: o profissional faz uma entrevista para saber todo o histórico daquele cabelo, após ter as informações ele faz uma análise do fio.

Análise com microcâmera: é a mais completa, nela as informações que não são vistas a olho nu são captadas e o diagnóstico é ainda mais preciso e assertivo. 

Pontos moeda