Saúde

Mancha de óleo que chegou ao ES pode causar danos à saúde

Orientação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é evitar o contato com os resíduos

Foto: Ibama
Óleo pode causar irritações na pele e comprometer órgãos como os rins, os pulmões e o fígado. 

Depois que as manchas de óleo se espalharam pelo litoral e chegaram ao Espírito Santo, muitas pessoas passaram a se questionar sobre os riscos do contato desse material com a pele humana.

A orientação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é evitar o contato com os resíduos. "Muitas pessoas estão atuando como voluntárias sem tomar as devidas precauções. Além do uso de roupas adequadas, é muito importante fazer a lavagem imediata. Em caso de contato da pele com a mancha, não se deve utilizar nenhum tipo de solvente”, explicou a dermatologista Patrícia Friço.

O óleo pode causar irritações na pele e comprometer órgãos como os rins, os pulmões e o fígado. "O alerta também serve para os moradores e turistas, que devem observar as interdições nas praias e evitar o contato com os resíduos. Também é importante ficar atento ao consumo dos alimentos das áreas afetadas, como peixes e mariscos", acrescentou.

Em caso de aparecimento de sintomas após o contato com o óleo, deve-se procurar atendimento médico. Os sintomas mais comuns são irritação e dor nos olhos, coceira, pele irritada e vermelha, dor de garganta, tosse e coriza.

Pontos moeda