• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

No ES, 39 pessoas morreram vítimas da dengue neste ano

Saúde

No ES, 39 pessoas morreram vítimas da dengue neste ano

Calor intenso é motivo de preocupação com a doença e cuidados redobrados

Foto: reprodução / Flickr
Primavera é uma das estações que mais favorecem o surgimento dos criadouros de mosquitos. 

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Sesa, 75.972 casos de dengue foram notificados até a semana 44 de 2019. A incidência da doença no estado é de 1.912,50 casos por 100 mil habitantes. Neste ano, foram confirmados 39 óbitos causados pela dengue. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta que o calor intenso é motivo para dobrar os cuidados de prevenção da doença. Nesta época do ano (primavera), a tendência é que os termômetros marquem altas temperaturas e pancadas de chuva, o que resulta em uma combinação perfeita para o surgimento de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do zika e da chikungunya.

Por isso é preciso atenção e colaboração da população com a limpeza das casas e quintais, pois os ovos colocados pelos mosquitos, quando em contato com a água, vão eclodir, o que aumenta os riscos de proliferação do Aedes aegypti.

Como se prevenir

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar a água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.