Saúde

Lutador de MMA é diagnosticado com coqueluche; saiba mais!

Casos da doença em adultos têm sido cada vez mais comum; doença é altamente contagiosa

Foto: Divulgação / Pexel
A única forma de se proteger contra a doença é por meio da vacina. 

O lutador de MMA Ronaldo Jacaré, de 39 anos, foi acometido pela coqueluche. De acordo com os especialistas, é comum crianças serem público afetado pela doença, mas casos em adultos têm sido frequentes e ocorrem pela falta de vacinação contra a doença. 

A  coqueluche é uma infecção contagiosa causada por bactéria e transmitida pelo contato ou gotículas de saliva da pessoa infectada. 

O pneumologista Elie Fiss comenta que em adultos, quadros mais graves da coqueluche podem provocar insuficiência respiratória aguda, que leva o paciente à UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Já em bebês pode levar à morte. A única forma de se proteger contra a doença é por meio da vacina. 

Contágio doença 
O período de incubação, ou seja, o tempo que os sintomas começam a aparecer desde o momento da infecção, é de, em média, 5 a 10 dias, segundo o Ministério da Saúde. 

Caso

Ronaldo Jacaré revelou que pegou coqueluche dias antes da luta no UFC São Paulo, no último sábado (16). “Fiz tratamento como se fosse para alergia, mas o meu médico pediu um exame para detectar a doença”, afirmou, segundo a revista Tatame. O lutador perdeu, mas contestou o resultado.

Fonte: Portal R7

Pontos moeda