Saúde

Quarto é cômodo da casa de maior incidência de quedas de idosos

Cerca de 30% das pessoas acima de 65 anos caem ao menos uma vez durante o ano

Foto: Divulgação
Levantamento mostra ainda que os horários de maior incidência das quedas são às 11h e às 19h.

Quando se fala sobre quedas, existe um mito sobre o banheiro ser o lugar mais perigoso para a população acima dos 60 anos, por se tratar de um ambiente escorregadio e de uso privativo, mas cômodos como a sala e o dormitório são mais propensos a ocorrência de acidentes. Segundo aponta um levantamento feito pela TeleHelp. 

De acordo com dados da equipe de geriatria do Hospital Sírio-Libanês, cerca de 30% das pessoas acima de 65 anos caem ao menos uma vez durante o ano. O número pode chegar a 50% quando se trata de pessoas com mais de 80 anos. “As quedas são uma grande preocupação dessa parcela da população, pois se tornam mais comuns devido ao enfraquecimento muscular e perda de equilíbrio, além da possibilidade de causarem danos mais sérios como fraturas e perda de mobilidade”, explica Bruno Mouco, CEO da TeleHelp.

A pesquisa foi feita com base em mais de 600 ocorrências de quedas atendidas pela TeleHelp de janeiro a setembro de 2019. Ela aponta o dormitório como o cômodo de maior incidência, com 34% dos casos, seguido pela sala, com 16% e só então o banheiro, que aparece com 12% dos episódios. Ambientes como a cozinha (9%), corredor (3%) e áreas externas (3%) também estão presentes no levantamento. O levantamento mostra ainda que os horários de maior incidência das quedas são às 11h e às 19h.

“Quartos e salas podem ser mais perigosos pois, geralmente, possuem tapetes escorregadios, objetos que impedem a circulação e móveis que demandam muito esforço da pessoa para acomodar-se ou se levantar”, conta o CEO.

Desta maneira, é importante voltar a atenção para alguns cuidados que podem ser tomados a fim de evitar a ocorrência de quedas relacionadas aos fatores do ambiente, como por exemplo, uma boa iluminação, a eliminação de tapetes e objetos escorregadios, como fios. Outra dica é prestar atenção ao posicionamento de móveis, além da instalação de pontos de apoio, como corrimãos e barras. 


Pontos moeda