Saúde

Sesa e Hemoes promovem semana de conscientização para doação voluntária de sangue

A programação vai acontecer entre os dias 23 e 26 de novembro com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da doação contínua

Estadão Conteúdo

Redação Folha Vitória
Foto: Estúdio Matri

Com o objetivo de agradecer aos doadores pelo ato generoso de doação de sangue e conscientizar a população sobre a importância do ato, a Secretaria da Saúde (Sesa) vai realizar uma programação especial entre os dias 23 e 26 de novembro. O objetivo é comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário, celebrado no próximo dia 25 de novembro.

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, o número de doadores teve uma queda de 40%, o que tornou o trabalho dos hemocentros ainda mais desafiador em virtude dos baixos estoques de todos os tipos sanguíneos.

De acordo com a diretora geral do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, poucas pessoas sabem que, com apenas uma doação, é possível salvar até quatro vidas.

“O tema ‘Cada Gota tem Amor’ representa a importância de um doador de sangue para cada receptor, uma vez que não há substituto para o sangue. Cada gota de amor é uma esperança a mais na sobrevivência de uma pessoa”, disse Marcela Murad.

Importância de um doador regular

O doador de sangue regular tem uma grande importância. Ele ajuda a manter os estoques estáveis, fazendo com que pessoas que necessitem de transfusões regulares ou aquelas que passam por enfermidades transitórias sejam salvas. É o caso do vendedor Edinilson Francisco Medeiros, que há 29 anos doa sangue.

“Eu comecei a doar sangue há 29 anos, quando alguns amigos começaram a pedir ajuda para familiares ou conhecidos. Na época, eu não tinha conhecimento de como ocorria esse processo, mas resolvi contribuir e ajudar o próximo. Após o primeiro ato, eu me senti muito bem e resolvi continuar doando, mas não era de forma regular”, destacou Medeiros.

Porém, Edinilson Medeiros conta que passou a ser um doador regular em 2009, quando sua filha foi diagnosticada com uma doença rara e ele percebeu ainda mais a importância da doação. “A minha fidelidade com a doação de sangue iniciou em 2009, quando minha filha foi diagnosticada com uma doença rara e necessitava de transfusão de plaquetas. Nessa época, fui orientado pelo Hemocentro sobre como era feita essa doação e nunca mais parei. Nos dias que eu fiquei no hospital com minha filha, eu pude perceber como as crianças precisavam dessas doações. Tenho uma satisfação muito grande em realizar essa ação. Saber que eu estou ajudando diversas vidas não tem preço”, disse o comerciante.

Edilson Medeiros fez um alerta à sociedade sobre a necessidade de doar. “A sociedade precisa olhar para a doação de sangue com mais atenção, não apenas procurar ajuda quando alguém próximo estiver necessitando. Se metade da população do Espírito Santo fizesse sua parte em relação a essa campanha, não haveria tanta falta de bolsas de sangue nos hemocentros”, ressaltou o doador.

Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas que tiverem idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. Se for um doador frequente, é preciso obedecer ao intervalo para a doação, que deve ser de dois em dois meses para homens, que podem doar no máximo quatro vezes por ano, e de três em três meses para mulheres, que podem doar no máximo três vezes por ano.

Doações de sangue na pandemia

Durante o período de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), os atendimentos em todas as unidades estão acontecendo, preferencialmente, por meio de agendamento. A medida visa reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomerações e reduzir a possibilidade de transmissão do vírus.

O número de pessoas dentro das unidades está limitado e as pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus só podem realizar a doação após 30 dias, sem apresentar sintomas.

Programação da semana do doador de sangue:

23/11 (segunda-feira)

• 7h - Abertura da semana do doador;

• Doação do grupo de doadores da Igreja Universal;

• Doação do grupo de doadores da empresa Realcafé;

• Doação do grupo de doadores de time de futebol.

24/11 (terça-feira)

• Doação do grupo de doadores da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Grupo Águia Branca (Cooperáguia);

• Doação do grupo de doadores da Igreja Universal.

25/11 (quarta-feira)

• 8h - Café da manhã para os doadores de sangue;

• 8h30 - Super amigos doadores (Batman e equipe) e doadores da Igreja Universal;

• 9h - Doação dos grupos de doadores da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Grupo Águia Branca (Cooperáguia); dos representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren); e das doadoras da Associação de Doulas do Espírito Santo (Adoules);

• Homenagem aos doadores de aférese e sangue total, com entrega de cestas de café.

• Entrega de camisas “Cada gota tem amor”, doadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES).

26/11 (quinta-feira)

• 7h às 9h - Doação dos grupos de doadores jovens, do município de Itarana;

• Doação do grupo de doadores da Igreja Universal.


Onde doar

Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe
Telefone: (27) 3636-7920

Unidade de Coleta de Sangue da Serra

Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva)
Telefone: (27) 3218-9429

Hemocentro de Linhares

Endereço: Avenida João Felipe Calmom, 174-298 – Centro
Telefone: (27) 3264-6000

Hemocentro de Colatina

Endereço: Rua Cassiano Castelo, 276 – Centro
Telefone: (27) 3717-2800

Hemocentro de São Mateus

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington | Telefone: (27) 3767-7954
Pontos moeda