Saúde

Dose de reforço da Janssen será aplicada em quem recebeu a vacina no ES

De acordo com a Sesa, a previsão do Ministério da Saúde é de que uma nova remessa dessas vacinas seja encaminhada ao estado no final desta semana

Foto: Divulgação/ Sesa

O governo do Espírito Santo vai seguir a recomendação do Ministério da Saúde e disponibilizará a segunda dose da vacina da Janssen para aqueles que já receberam a primeira aplicação do imunizante contra a covid-19, que até então era aplicado em dose única. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a previsão do ministério é de que uma nova remessa dessas vacinas seja encaminhada ao Espírito Santo no final desta semana. Mais de 104 mil capixabas aguardam pela segunda dose da Janssen.

Na última quinta-feira (25), o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica, em que orienta que os 4 milhões de brasileiros que se vacinaram com o imunizante da Janssen tomem uma dose de reforço, entre dois e seis meses após a primeira aplicação. 

De acordo com a Sesa, as pessoas que receberam a primeira dose da Janssen receberão a dose de reforço do mesmo imunizante, com exceção das gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz a até 45 dias), que continuarão sendo imunizadas com a dose de reforço da Pfizer.

Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde, aqueles que receberam a dose da Janssen e já tenham sido vacinados com o reforço de outro imunizante, como por exemplo da Pfizer, o esquema vacinal será considerado encerrado.

Nova orientação foi baseada em pesquisas científicas

Segundo a nota do Ministério da Saúde, a orientação para a aplicação da segunda dose da Janssen foi baseada em estudos científicos, que mostram um aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina, principalmente com intervalo mais longo, de seis meses.

Se a dose de reforço, segundo estudos, for aplicada com um intervalo de seis meses, os níveis de anticorpos aumentam nove vezes após uma semana com a imunização da Janssen. Esse índice segue aumentando em até 12 vezes quatro semanas após a aplicação do reforço.

A nota técnica citou uma pesquisa norte-americana que demonstrou que a dose de reforço, quando aplicada com um intervalo mínimo de dois meses, fornece até 94% de proteção contra a covid-19.

Com dose única do imunizante, o índice é de 75%. O estudo também demonstrou que os níveis de anticorpos aumentaram de quatro a seis vezes com a dose de reforço.

Os resultados embasaram o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) a também recomendar a dose de reforço da Janssen.

O Brasil recebeu, até agora, 6,6 milhões de doses de vacinas da Janssen. No momento, cerca de 2 milhões de doses estão em análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Segundo o Ministério da Saúde, a previsão do laboratório é que mais 2,8 milhões de doses sejam entregues no começo de dezembro e o restante até o fim do mês.

"Esses quantitativos são suficientes para a aplicação do reforço de quem se vacinou com a Janssen dentro do intervalo recomendado de até seis meses", informou o ministério em nota.

Com informações da Agência Brasil

Pontos moeda