Saúde

Vai ter festa? Secretário fala sobre impacto da Ômicron no ES

Nésio explicou que medidas de restrição poderão ser adotadas caso o escape vacinal seja comprovado e haja baixa adesão ao esquema vacinal completo entre os capixabas

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Sesa

Nesta segunda-feira, dia 29, o secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, se manifestou em uma rede social sobre o possível impacto da nova variante do coronavírus, Ômicron, no Espírito Santo.

Em sua publicação, começou destacando que o Estado tem, nesse momento da pandemia, uma queda de casos, óbitos e internações por covid-19.

Nésio afirmou que, por isso, será possível "abrir uma agenda de ampliação das atividades econômicas e sociais". Disse ainda que, neste cenário, "podemos ter festas de fim de ano e verão".

Segundo o secretário, a nova variante deverá se comportar de forma diferente em cada um dos países, e que esse comportamento será definido por dois fatores principais:

1- Exposição comunitária anterior à doença
2- Avanço da vacinação com duas e três doses

E reforçou: "Tudo vai depender principalmente do escape vacinal, se houver". Isso por que os especialistas ainda não conseguiram determinar se as vacinas em uso atualmente são ou não "suficientes" para proteger também contra a nova variante.

Foto: Reprodução/ Twitter

Leia também: Veja o que já sabemos sobre a variante Ômicron

Impactos da nova variante s´´o serão reconhecidos nas próximas semanas, diz secretário

Ainda em sua rede social, Nésio Fernandes explicou que os verdadeiros impactos da nova variante só serão reconhecidos nas próximas semanas. Mas reforçou que já temos elementos suficientes para começar a agir.

"Precisamos entender que já temos elementos para diversas decisões. A primeira e principal é: vacinar todos os povos do mundo com esquemas completos. Todas as vacinas recolhecidas pela @pahowho são seguras e eficazes", disse.

Vacinas, testes e máscaras são fundamentais para conter nova variante

O secretário estadual de saúde também pontuou que esta nova variante se comporta de forma diferente das que já conhecíamos. E destacou: "Vacinar, vacinar, vacinar, testar, testar, testar, manter o uso de máscaras por mais tempo".

Nésio disse também que novos medicamentos contra a covid-19 deverão ser incorporados ao tratamento da doença. "Já temos vários medicamentos aprovados por agências reguladoras, seguros e eficazes", afirmou.

Foto: Reprodução / Twitter

Leia mais: Variante Ômicron chega a 4 continentes. 11 países já têm casos confirmados

Estratégias para conter novas variantes já são de conhecimento de todos, diz secretário

Há quase dois anos imersos na pandemia do coronavírus, Nésio Fernandes reforçou que as medidas necessárias para conter as novas variantes já são conhecidas por todos.

"Do ponto de vista sanitário, sabemos o que deve ser feito se mantidas as características atuais ou se novas características surgirem. Como gestores públicos partilhamos com os atores econômicos a preocupação com os impactos da nova variante em morbimortalidade e na economia", disse.

Nésio destacou que além da preocupação, seja compartilhada também a mobilização pela vacinação plena da população, já que essa é a "única medida capaz de proteger a vida e a economia".

Leia na íntegra todas as publicações:

Reprodução/ Twitter
Reprodução/ Twitter
Reprodução/ Twitter


Pontos moeda