Saúde

Alerta: osteoporose pode se tornar uma doença epidêmica

Problema afeta principalmente mulheres após a menopausa

Foto: Pixabay
Atividade física e dieta balanceada ajudam a prevenir o problema. 

A osteoporose é uma doença que afeta o esqueleto levando a fragilidade óssea e aumentando o risco de fraturas, principalmente, nos quadris e punhos. Dados apresentados pela International Osteoporosis Foundation mostram que a doença caminha rapidamente para proporções epidêmicas, o que acarretará um enorme encargo para o sistema de saúde, seja ele público ou privado. 

A osteoporose afeta ambos os sexos, mas principalmente as mulheres após a menopausa devido à queda da produção do hormônio estrogênio.

O ortopedista e diretor regional do Estado da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, Jorge Kriger, relata que a doença não tem cura. “Existe o controle medicamentoso que pode ser realizado de várias formas como, por exemplo, a utilização de medicamentos semanal, mensal ou mesmo medicamento injetável anual”.

Para prevenir a doença é importante ter hábitos saudáveis. “Exercício físico e dieta adequada podem ajudar na prevenção e controle da osteoporose, mas geralmente são utilizados como uma terapia complementar”, relata Kriger.

O personal trainer Leandro Rodrigues explica a importância da atividade física para pacientes com essa enfermidade. “De acordo com estudos o exercício regular torna mais lento o ritmo do envelhecimento esquelético e, independentemente, de idade ou sexo, as crianças e os adultos que adotam um estilo de vida ativo mostram uma massa óssea muito maior que seus congêneres sedentários”, relata.

Por este motivo, é importante que a prevenção da doença seja feita a longo prazo, com manutenção dos níveis recomendados de atividade física para proteção do tecido ósseo. Leandro faz um alerta para os casos mais avançados, quando é preciso atividades que promovam a disposição de cálcio nos ossos.

Para o personal a musculação é sempre uma ótima alternativa para controlar doenças e ter uma vida mais saudável. O aumento da força e resistência muscular irá promover uma melhora da densidade óssea, pois os exercícios que promovem a aptidão muscular requerem contrações que são importantes para a saúde óssea.

Pontos moeda