• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Como os diabéticos podem aproveitar as festas de fim de ano?

Saúde

Como os diabéticos podem aproveitar as festas de fim de ano?

Evitar longos períodos em jejum, dar preferência para carnes brancas e alimentos cozidos estão entre as recomendações

Foto: Divulgação

Natal e ano novo são sinônimos de confraternização, reunião familiar e muitas vezes de excessos à mesa. Diante da fartura, pessoas com diabetes sempre ficam na dúvida do que é permitido ou não consumir. A boa notícia é que é possível fazer ceias mais leves, com menos gorduras e açúcares e ricas em hortaliças, frutas e condimentos naturais, que contribuem para uma alimentação saudável.

De acordo com o endocrinologista Fadlo Fraige, deve-se ter um cuidado especial com alimentos que contém farinhas e açúcares em geral. "Uma boa alternativa para os diabéticos é apostar no peito de peru, carnes e peixes assados, arroz integral, salada feita com vegetais e frutas não muito doces. É importante também evitar o consumo de álcool ou dar preferência para os destilados como vinhos secos, tintos, brancos ou champanhes, mas mantendo sempre a hidratação", ressalta o médico.

Outra recomendação é evitar permanecer longos períodos em jejum. "O jantar nas festas de final de ano costumam ocorrer mais tarde e, por isso, é importante que até o horário da ceia a pessoa coma frutas, castanhas ou amêndoas. Assim, não há o risco de desenvolver um episódio de hipoglicemia (baixos níveis de açúcar no sangue), o que pode provocar sintomas como confusão mental, palpitações, tremores e ansiedade", explica o especialista.

O endocrinologista reforça que pessoas diabéticas não devem deixar de ir às festas por causa das restrições alimentares. "O diabético de forma alguma deve se excluir das confraternizações com a família, amigos e colegas de trabalho por causa de sua condição. Ele deve apenas tomar cuidado com o que vai consumir e, preferencialmente, deve se alimentar antes de sair de casa para ir à festa", conclui o médico.