• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

De olho no rótulo: substâncias presentes em cosméticos podem causar alergias

Saúde

De olho no rótulo: substâncias presentes em cosméticos podem causar alergias

O consumidor deve ficar atento à composição dos produtos para evitar danos à pele

Foto: Divulgação

Uma das substâncias mais comuns no segmento de cosméticos são o parabenos, pelo fato de serem conservantes (possuem atividade antibacteriana e antifúgica) eles são eficazes em muitas fórmulas, por isso são utilizados para eliminar micro-organismos. Sua composição pode ser encontrada em shampoos, hidratantes, cremes para barbear, lubrificantes, maquiagens, lenços umedecidos, entre outros itens. E, ainda, são também utilizados como conservantes em alguns produtos alimentares.

O médico dermatologista, Luciano Morgado, explica que o consumidor deve ficar atento à embalagem do produto, observando sempre a sua composição. “Normalmente vem descrito como parabeno ou paraben. Também é comum conter um prefixo, como butilparabeno e metilparabeno. Quando não há, o rótulo informa que o produto é parabeno free”, salienta.

Entre os possíveis efeitos adversos da utilização dos produtos que contêm esta substância, está a possibilidade de ocorrer reações alérgicas. “Tal substância pode desencadear alergias, irritações e sensibilizações cutâneas. Um número maior de pessoas, ao utilizar estes produtos, pode apresentar dermatite de contato, caracterizada por áreas de vermelhidão e coceira na pele”, esclarece a dermatologista.

Em casos específicos, mediante a utilização em maiores concentrações de parabenos e com o uso prolongado, podem ser tóxicos para as células, favorecendo o envelhecimento, inibindo a formação de colágeno, além de estarem relacionados ao câncer de mama. “Ainda há pesquisas em andamento para comprovar com maior precisão a relação com o câncer de mama. Porém, de qualquer forma, é importante evitar produtos com essa composição”, completa o médico.