Saúde

Evite a desidratação neste verão e fique com o bronzeado perfeito! Veja algumas dicas!

É preciso ter cautela para aproveitar o verão de forma saudável. As frutas e líquidos são ótimos aliados para a nossa saúde

Foto: Divulgação

O verão chegou com temperaturas elevadas, e por este motivo, a população deve ter uma atenção maior com a saúde, em especial com a alimentação.

Com as altas temperaturas, os alimentos tendem a estragar com mais facilidade. Por isso é preciso ter cautela para aproveitar o verão de forma saudável.

No intuito de ajudar as pessoas a se alimentarem de forma adequada, e evitar a desidratação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), fez algumas orientações para uma boa alimentação nessa época de calor.

Foto: Divulgação

Beba bastante líquido

A primeira dica para estar bem hidratado é não esperar a sede aparecer para beber água. A água de coco e sucos naturais são excelentes para uma boa hidratação. Picolés de frutas também estão permitidos nessa época para todas as idades. É importante evitar o excesso de bebidas alcoólicas, pois elas desidratam e são calóricas. A cor da sua urina, também diz muito sobre a sua saúde. Se ela estiver clara é sinal de boa hidratação.

Frutas

Todas as frutas são liberadas. A melancia é uma boa aliada da hidratação e ajuda a manter a pele saudável. O abacaxi é rico em vitamina A e C, possui ação desintoxicante e refrescante. A manga é uma fruta energética e rica em betacaroteno, ajuda a manter o bronzeado em dia.

 O que deve-se evitar

Muitas pessoas costumam comprar alimentos que são vendidos em quiosques nas praias, e por este motivo, é importante verificar a validade e evitar sanduíches, camarões, salgados e alimentos expostos em geral. Boas opções pra levar na bolsa: castanhas, frutas higienizadas e suco natural.

Refeições

É importante fazer no mínimo quatro refeições por dia: desjejum, almoço, lanche e jantar. Procure comer carnes magras como: peixes ou ovos, alimentos integrais, frutas, verduras e legumes.

As frutas e legumes de cor amarela ou alaranjada favorecem o bronzeado. Cenoura, beterraba e folhosos verde escuros (couve, agrião, rúcula e brócolis) também são alimentos que protegem a pele no verão.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha

Pontos moeda