Saúde

Sala de Vacina para pessoas com HIV já está funcionando em Vila Velha

A nova unidade, que compõe o Centro de Referência IST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi aberta ao público na última quinta-feira

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vila Velha

A primeira Sala de Vacina do Espírito Santo destinada exclusivamente às pessoas que vivem com HIV/AIDS, Hepatites B e C e vítimas de violência sexual já está funcionando no município de Vila Velha.

A nova unidade, que compõe o Centro de Referência IST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi aberta ao público na última quinta-feira (5) e vai ofertar imunobiológicos do calendário normal e, sobretudo, vacinas especiais para o paciente, além de avaliar também o estado vacinal de pessoas de seu convívio.

Avaliação

Com suporte de uma equipe multidisciplinar do Centro de Referência em IST/AIDS, a nova Sala de Vacina vai funcionar de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h, à rua Castelo Branco, 1.803, Centro, Vila Velha.

A especialista do Programa IST/AIDS, Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a médica Betina Moulin Coelho Lima, avaliou como “muito importante” a iniciativa da Sala de Vacina para prevenir uma série de doenças. “No caso, um paciente imunodeprimido que vive com HIV terá à sua disposição uma série de vacinas a mais que não são ofertadas na unidade de saúde e que são imprescindíveis para sua proteção”.

Ela esteve participando do II Seminário de HIV/AIDS “Cuidado integrado à pessoa vivendo com HIV/Aids na Atenção Primária à Saúde”, no qual ministrou palestra sobre prevenção com a pessoa vivendo com HIV/AIDS, seus avanços e dificuldades".

Pontos moeda