Indústrias contam com central de informação e apoio sobre a covid-19

Compartilhar

Publieditorial
Saúde

Indústrias contam com central de informação e apoio sobre a covid-19

Desde março, a Findes lançou uma página na internet com dados e orientações, visando manter as empresas bem orientadas para a tomada de decisões e o enfrentamento da crise referente à pandemia.

Contar com informações seguras, sistematizadas e especializadas pode ser um dos primeiros passos para enfrentar a crise nos negócios gerada em decorrência da Covid-19. Por isso, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) lançou, ainda em março, a Central de Informação e Apoio à Indústria, uma página na internet atualizada diariamente com dados, orientações e iniciativas para apoiar dos micro aos grandes empreendedores da cadeia produtiva industrial do Estado.

Fruto da constituição de um comitê de crise formado na Federação para deliberar sobre medidas de controle do coronavírus e orientações às empresas, a página já computa mais de 63 mil visualizações. Disponível em www.findes.com.br/medidascoronavirus, o site traz desde medidas de higiene para conter a transmissão do vírus e dicas para produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), até capacitações para elaboração de planos de contingência, boas práticas, pleitos encaminhados aos governos federal, estadual e municipal, e boletins e informes técnicos elaborados pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) e pelos Conselhos Temáticos da Findes.

Foto: Divulgação
Léo de Castro, presidente da Findes.

De acordo com o presidente da Federação, Léo de Castro, a saúde e segurança das pessoas é prioridade para a Findes. “As indústrias estão recebendo todo suporte para adotar as medidas de higiene e prevenção recomendadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, contam com o apoio do Sesi Saúde, uma estrutura robusta, eficiente e preparada para dar as orientações necessárias”, esclarece.

BOLETINS DIÁRIOS

Durante a crise do coronavírus, a equipe do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) tem desenvolvido um papel fundamental para ajudar a nortear as decisões tomadas pelo Comitê de Crise da Findes e as orientações às indústrias capixabas, com uma produção diária de boletins informativos sobre a evolução da Covid-19 no Estado, no Brasil e no Mundo, disponibilizando gráficos de acompanhamento.

Além dos boletins, o Ideies também está realizando pesquisas com empresários sobre os impactos da evolução do coronavírus nos negócios. Essas pesquisas são divulgadas quinzenalmente e os resultados ficam disponíveis na página https://findes.com.br/medidascoronavirus/boletinsdoideies/.

AÇÕES DO SESI SAÚDE

O Sesi Saúde vem trabalhando intensamente para orientar as empresas sobre como agir diante da pandemia da Covid-19. As ações vão desde elaboração de materiais orientativos até a abertura de um canal direto com as empresas para esclarecimento de dúvidas.

Foto: Reprodução/Pexels
A Central de Saúde é um canal aberto e gratuito para tirar dúvidas sobre a Covid-19.

A Central de Saúde é um canal aberto e gratuito para tirar dúvidas sobre a Covid-19, sobretudo quanto a medidas de Saúde e Segurança do Trabalho, uma vez que as empresas devem preparar o ambiente para evitar a contaminação de seus colaboradores. O contato pode ser feito por meio do e-mail [email protected] ou pelo whatsapp (27) 98818-2896.

Uma equipe de profissionais do Sesi Saúde está preparada para tirar dúvidas sobre métodos de prevenção à Covid-19 e combate à transmissão do coronavírus, bem como medidas a serem adotadas no ambiente de trabalho, EPIs necessários, entre outras informações.

Além disso, foi elaborada uma cartilha que contém sugestões de como agir diante da confirmação de colaboradores com Covid-19 em sua empresa. Orienta também sobre como realizar a triagem e direcionar para isolamento social e quando é possível prosseguir com as atividades de trabalho.

PLANO DE ENFRENTAMENTO À COVID-19

Para apoiar as indústrias capixabas no processo de retomada ou manutenção segura das operações, o Sesi-ES também desenvolve e operacionaliza junto às empresas um Plano de Enfrentamento à Covid-19, por meio de consultoria e realização de testes rápidos. É oferecida uma análise prática e direcionamentos assertivos diante da necessidade de cada empresa para retomada e manutenção com eficiência operacional, saúde e segurança no ambiente de trabalho, mitigação de riscos e custos de paralização e/ou contaminação.

INDÚSTRIA DO BEM

Diante da pandemia, a indústria do Espírito Santo mobilizou-se para ajudar o governo estadual a enfrentar a crise do coronavírus. Para facilitar a ação que diversas empresas já vinham adotando e estimular a participação de outras, a Findes organizou o movimento #industriadobem.

Foto: Foto: Juba Paixão
Luciano Raizer, vice-presidente da Findes.

Segundo o vice-presidente da Findes, Luciano Raizer, a iniciativa teve o objetivo de ordenar a atuação das indústrias para minimizar os efeitos nocivos da Covid-19 sobre a população. “A participação foi muito relevante e o resultado do movimento positivo. Com doações de diversas indústrias do Estado, atendemos, ao todo, 5 mil famílias com cestas básicas e kits de higiene”, contabiliza.

As doações de alimentos foram direcionadas para a Central Única das Favelas (Cufa), que possui 4 mil famílias inscritas em seu banco de dados no Estado, e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), que atende em torno de mil famílias em tratamento oncológico. “Também envolvemos o setor têxtil e produzimos 4 mil máscaras reutilizáveis para essas famílias”, acrescenta.

Já as doações em dinheiro, segundo Raizer, foram aplicadas na compra de EPIs que atenderam dez hospitais filantrópicos do Estado. “Doamos 5 mil máscaras N95, que conseguimos comprar pela metade do preço de mercado”, comemora.

Em uma ação conjunta com indústrias e instituições de ensino, como Ufes e Ifes, também produzimos e doamos 150 mil protetores faciais que atenderam todo o sistema de saúde do Espírito Santo. “Aqui não temos falta desse EPI e ainda doamos 20 mil unidades para o Amazonas”, comenta.

Raizer estima que, se juntar as ações de todas as empresas, o movimento #industriadobem conseguiu movimentar em torno de R$ 18 milhões em doações diversas. “Conseguimos mobilizar muita gente para fazer o bem. Foi muito bonito”, finaliza.

CURSOS E WEBINARES GRATUITOS 

Foto: Divulgação / Pexel
Cursos e Webinares continuam disponíveis gratuitamente.

Muito demandados neste momento de crise, a elaboração de Planos de Contingências foi necessária para a maioria das indústrias. Contudo, nem todas contavam com equipes preparadas para o seu desenvolvimento. Por isso, foram e continuam disponíveis gratuitamente cursos e webinares sobre o tema, oferecidos em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Outro treinamento disponível é sobre Medidas Emergenciais Trabalhistas, que podem ser utilizadas pelas empresas durante o período de calamidade pública, como o atual. O conteúdo foi elaborado pelo advogado e executivo do Conselho Temático de Relações do Trabalho (Consurt) da Findes, Marco Antonio Redinz, e dividido em três módulos: Estado de Calamidade Pública, Medida Provisória (MP) nº 927 e MP nº 936.

MAIS INFORMAÇÕES
www.findes.com.br/medidascoronavirus
Dúvidas: 0800 102 0880