Trabalho

Foco em quem vai ler faz a diferença num bom currículo

Especialista explica que o tipo de informação deve levar em conta o setor da empresa e o tipo de trabalho a ser desenvolvido

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Internet

Cadastrar um currículo numa base de dados online não é o suficiente para alcançar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. O conteúdo deve ser levado em conta pelo candidato e ter como referência o destinatário. A partir de quem vai receber, é possível ser mais criativo ou mais sóbrio com as informações.

O professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pesquisador da área de currículos, Flávio Cavalcante, aponta para esse detalhe. A tecnologia é uma ferramenta, um meio, não a solução em si. "Claro que sites que conglomeram currículos são excelentes. Contanto que seu currículo seja bom senão ele será só mais um. Portanto, tenha o objetivo de elaborar um currículo atraente", reforça.  

                            Acesse agora a plataforma do FV Currículos

Cavalcante diz que muitos ainda cometem erros por não focarem no público-alvo.  "O currículo é a carta de apresentação, o cartão de visitas, é o rosto de quem quer entrar numa empresa. Se você se dirige para o setor de gestão de pessoas, tente focar na área acadêmica, indicando, por exemplo, cursos de pós-graduação e especialização. Se você for um colaborador dirigindo-se ao gestor imediato, foque na sua experiência no mercado, o que de destaque você realizou por onde passou, alguma ideia ou atitude que fez a diferença", aponta. 

Nova ferramenta

Pensando em quem procura uma vaga no mercado de trabalho, o jornal online Folha Vitória lançou a plataforma digital FV Currículos. A ferramenta ajudará o profissional a elaborar currículos com competências e expertises estratégicas, além de dispará-los para os empregadores em diversos setores.

A plataforma desenvolve páginas exclusivas, personalizadas, responsivas, com edição, layout e compartilhamento facilitados para cada usuário, além de integrar os currículos com a busca do Google e todas as soluções de empregabilidade disponíveis online, apresentando o candidato no melhor formato, informações e disponibilidade para os recrutadores, promovendo mais empregabilidade e prestação de serviço à sociedade.

A visibilidade será permanente, com a possibilidade de fazer atualizações que estarão disponíveis até mesmo para quem está avaliando a sua contratação.


Pontos moeda