Trabalho

Cidade do interior do ES terá concurso para Guarda Municipal em 2022

Ao todo, estão previstas até 30 vagas para o efetivo de Guarda Municipal na cidade de Montanha e adjacências

Foto: Divulgação / Prefeitura de Montanha

A cidade de Montanha, na região Noroeste do Espírito Santo, anunciou que fará concurso público para a contratação de até 30 agentes para a Guarda Municipal. A corporação vai atuar na sede do município e nos distritos de Vinhático e São Sebastião do Norte.

A lei que institui guardas municipais na região de Montanha já foi aprovada e garante que os profissionais estejam nas ruas ainda em 2022. 

Com pouco mais de 18 mil habitantes na cidade, a corporação de guardas municipais irá contribuir com a segurança pública, além de garantir a proteção de bens públicos e a prevenção da violência urbana.

Leia também: Mais de mil vagas para fazer faculdade de graça no ES. Veja como se inscrever!

O prefeito André Sampaio explica que os próximos passos para a concretização do efetivo é respeitar as etapas, conforme consta em lei.

“Serão três etapas até a conclusão da formação dos agentes e seu efetivo trabalho no município. Os guardas municipais estarão prontos para atuar nas ruas de Montanha, Vinhático e São Sebastião do Norte. Além de contribuir para um município mais seguro, esses agentes também atuarão em comum acordo com a Polícia Civil e Polícia Militar”, afirmou. 

Concurso terá três etapas

A nova equipe de profissionais será escolhida através de três etapas, sendo elas: a contratação da banca examinadora, a realização do concurso público municipal e o curso de formação dos guardas.

Todo o trâmite será informado no site oficial da Prefeitura de Montanha. Por enquanto, passará por licitação para a escolha da banca examinadora que ficará responsável por todo processo da prova.

Ao todo, está previsto por lei, até 30 vagas para o efetivo de Guarda Municipal para a cidade e adjacências. Com isso, a administração pública municipal poderá verificar a necessidade da quantidade de profissionais nas ruas até este limite e demandar a formação dos mesmos de acordo com o estabelecido em lei.

A Guarda Municipal de Montanha integra a Administração Direta do Poder Executivo do Município. Todos os integrantes estarão a serviço da sociedade devidamente uniformizados, armados e portando de aparelhagem necessária para a execução do trabalho.

Leia também: Ufes terá concurso público com salários de até R$ 4,6 mil

Pontos moeda