Cidade do interior do ES terá concurso para Guarda Municipal em 2022

Trabalho

Cidade do interior do ES terá concurso para Guarda Municipal em 2022

Ao todo, estão previstas até 30 vagas para o efetivo de Guarda Municipal na cidade de Montanha e adjacências

Foto: Divulgação / Prefeitura de Montanha

A cidade de Montanha, na região Noroeste do Espírito Santo, anunciou que fará concurso público para a contratação de até 30 agentes para a Guarda Municipal. A corporação vai atuar na sede do município e nos distritos de Vinhático e São Sebastião do Norte.

A lei que institui guardas municipais na região de Montanha já foi aprovada e garante que os profissionais estejam nas ruas ainda em 2022. 

Com pouco mais de 18 mil habitantes na cidade, a corporação de guardas municipais irá contribuir com a segurança pública, além de garantir a proteção de bens públicos e a prevenção da violência urbana.

Leia também: Mais de mil vagas para fazer faculdade de graça no ES. Veja como se inscrever!

O prefeito André Sampaio explica que os próximos passos para a concretização do efetivo é respeitar as etapas, conforme consta em lei.

“Serão três etapas até a conclusão da formação dos agentes e seu efetivo trabalho no município. Os guardas municipais estarão prontos para atuar nas ruas de Montanha, Vinhático e São Sebastião do Norte. Além de contribuir para um município mais seguro, esses agentes também atuarão em comum acordo com a Polícia Civil e Polícia Militar”, afirmou. 

Concurso terá três etapas

A nova equipe de profissionais será escolhida através de três etapas, sendo elas: a contratação da banca examinadora, a realização do concurso público municipal e o curso de formação dos guardas.

Todo o trâmite será informado no site oficial da Prefeitura de Montanha. Por enquanto, passará por licitação para a escolha da banca examinadora que ficará responsável por todo processo da prova.

Ao todo, está previsto por lei, até 30 vagas para o efetivo de Guarda Municipal para a cidade e adjacências. Com isso, a administração pública municipal poderá verificar a necessidade da quantidade de profissionais nas ruas até este limite e demandar a formação dos mesmos de acordo com o estabelecido em lei.

A Guarda Municipal de Montanha integra a Administração Direta do Poder Executivo do Município. Todos os integrantes estarão a serviço da sociedade devidamente uniformizados, armados e portando de aparelhagem necessária para a execução do trabalho.

Leia também: Ufes terá concurso público com salários de até R$ 4,6 mil