Trabalho

Cursos online são opções de qualificação profissional durante a pandemia

Em meio ao aumento de concorrentes por uma vaga de emprego, esse é o momento do profissional que quer se destacar no mercado de trabalho se qualificar sem precisar sair de casa

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Enquanto está a procura de um emprego, Dalila se dedica a cursos profissionalizantes online 

A pandemia do novo coronavírus mudou completamente os planos de muitos brasileiros em relação ao mercado de trabalho. São mais de 12 milhões de desempregados no Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada no último dia 28, pelo IBGE. Com a crise econômica, as oportunidades de vagas diminuíram, mas isso não é motivo para você que está a procura de um emprego, desanimar.

Em meio ao aumento de concorrentes por uma vaga de emprego, esse é o momento do profissional que quer se destacar no mercado de trabalho se qualificar sem precisar sair de casa. Aproveite o período em que você está a procura de um emprego e invista em cursos onlines gratuitos.

Como começar?

Foto: divulagação / FINDES
Cursos Online Gratuitos

O Sesi/Senai oferece nesse mês de julho, 15.000 cursos online gratuitos para qualificação profissional. Enquanto espera uma nova oportunidade, investir o tempo em conhecimento, aprender novas técnicas e qualificar suas habilidades, irá te preparar para ser um profissional que o "novo mercado de trabalho" procura.

Acesse o site, e escolha o curso de interesse em "quero me inscrever". Assim, o site irá te redirecionar a uma página para o cadastramento de dados.

O mercado pós-pandemia, irá exigir mais dos profissionais. Mantenha-se atualizado sobre o que o mercado de trabalho espera, pois isso fará toda a diferença. Faça pesquisas sobre as empresas que deseja ter uma oportunidade, e quais as exigências que os empregadores dessa instituição esperam de um funcionário. Assim você terá grandes chances de se destacar entre os concorrentes.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Dalila Pinheiro

A agência onde Dalila Pinheiro Ferreira do Nascimento, de 38 anos, trabalhava, precisou reduzir custos e a profissional precisou ser desligada da empresa por onde trabalhou por dois anos. Para não ficar parada em casa, Dalila decidiu investir em cursos onlines gratuitos para ocupar o tempo e melhorar o ânimo. A profissional já fez dois cursos e deu início ao terceiro. Um desses cursos é o de Marketing Digital.

"Estou fazendo para ampliar o meu conhecimento e poder ser uma profissional mais completa e poder atuar também na área de mídias sociais. Esse é o primeiro curso na minha área, e pretendo fazer outros."

Dalila contou, que os outros dois cursos, não são da sua área profissional: "Decidi fazer para aliviar o stress do isolamento social e aprender coisas novas, que eu gosto e que nunca havia tido a oportunidade de fazer." A profissional garante, a experiência de voltar a estudar tem sido gratificante.

"Eu tinha certa resistência com os cursos online, mas confesso que estou gostando e já estou pensando nos próximos. Pretendo aproveitar e estudar tudo o que puder."

Dalila que está desempregada, tem encontrado ânimo de seguir em frente através de novos conhecimentos e tem se preparado para o novo futuro. "Ainda não consegui um novo emprego, mas estou planejando o que poderei fazer com os meus novos conhecimentos, e acredito que, ao término da pandemia, estarei mais qualificada para me recolocar no mercado de trabalho."

A profissional também revela, que mesmo pós-pandemia, pretende continuar fazendo os cursos onlines. "Tentarei conciliar os horários para que eu consiga continuar estudando online. Porque estimula a mente e me reciclo, assim me mantenho atualizada. Algo que é de suma importância nos tempos de hoje, ainda mais na área da comunicação que está em constante transformação."

Para ter mais chances e mais oportunidades de ser chamado para uma entrevista, cadastre-se em plataformas de emprego online e lembre-se de sempre atualizar seu currículo. Sempre haverá uma oportunidade e você deve estar preparado. Arrisque em buscar novas áreas diferentes das que você já está acostumado trabalhar. Sair da zona de conforto, pode trazer para você mais oportunidades.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Maria Carolina

Maria Carolina de Velasco, tem 40 anos, mora em Itapoã, Vila Velha,  e é turismóloga. Trabalhava como consultora de viagens há 10 anos. Por conta da pandemia, ela foi uma das milhares de trabalhadores que teve o contrato rompido. Há dois meses desempregada, Maria decidiu se especializar e enriquecer o currículo para uma nova oportunidade de trabalho. Ao todo, já foram quatro cursos e certificações: Certificação Fundamentos da Experiência do Client, Curso Programa Personal Organizer, Curso Uso Educacional do Canva, pelo Ifes, e não parou por aí. Maria também decidiu fazer um curso para ocupar o tempo e a mente, já que para ela, passar pela pandemia desempregada cria muita ansiedade. O curso escolhido foi de Aromatizador de Ambientes, e ela garante que gostou te ter feito e que virou um hobby.

Da área que Maria trabalha, ela investiu apenas em um curso, o de Fundamentos da Experiência do Cliente, que pode ser aplicado na área em que ela atuava. A turismóloga, abriu a mente e resolveu investir e explorar outras áreas.

"O setor do turismo sofreu um impacto muito grande com a pandemia, a alta do dólar. Já era um setor que afetado por crises. Sei que irá demorar para me recolocar no mercado de trabalho, então resolvi aproveitar a oportunidade e me reinventar, traçar novos planos e seguir novas metas. Estou vivendo um momento de ressignificar minha vida profissional e pessoal."

Para a profissional, conhecimento é sempre enriquecedor e nesse período de espera por uma nova oportunidade no mercado de trabalho, é uma fase de se reinventar e de traçar metas.

"Eu fiz os cursos para agregar conhecimento e enriquecer meu currículo. Ou mesmo distrair. Pretendo continuar fazendo outros cursos. O momento em que vivemos é uma prova do quanto nossas vidas são corridas e que, por muitas vezes, não arrumamos tempo para um curso, um livro. Eu sempre usava a desculpa da "falta de tempo". Agora com tempo de sobra em casa, eu percebi que o que me faltava era organização do meu tempo. Hoje eu consigo dedicar algumas horas do meu dia para ler um livro e fazer um curso."

Como Maria fez cursos que não eram voltados para sua área de atuação, ela revelou estar analisando um novo futuro profissional.

"A tendência é sim mudar de área de atuação, mas trabalhando em paralelo no mercado que eu já atuava que é de Consultora de Viagens."

Acredite no seu potencial e invista sempre em conhecimento. Isso fará toda a diferença.


Pontos moeda