Trabalho

IBGE: 26 milhões de brasileiros não procuraram emprego durante a pandemia

Segundo o IBGE, 18 milhões não buscaram trabalho por causa da covid-19 ou por falta de oportunidade na região em que vivem

Foto: Reprodução/ Minne Santos

O número de brasileiros que não procurou emprego durante a pandemia é de aproximadamente 26 milhões, é o que aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Desse total, 17,7 milhões afirmaram não ter procurado ocupação ou por causa da pandemia ou por não ter trabalho na localidade em que moram —o que também pode estar ligado à covid-19.

A pesquisa extraordinária realizada pelo IBGE, chamada de Pnad Covid19, mede os efeitos da doença sobre a população e sobre o mercado de trabalho.

Outras 14,6 milhões de pessoas se afastaram do trabalho por questões relacionadas à Covid-19, como estar em quarentena, isolamento, distanciamento social ou férias coletivas. Esse número sofreu queda ao longo de maio: eram 16,5 milhões no início do mês. E 10,9 milhões de pessoas já estavam desempregadas no período. 

De acordo com a pesquisa, o contingente de desocupados também aumentou, indo de 9,8 milhões de pessoas na primeira semana para 10,8 milhões no fim do mês. Já 8,8 milhões de brasileiros trabalham de forma remota durante a pandemia.

INFORMAIS

Segundo a Pnad Covid, o contingente de informais caiu ao longo do mês, indo de 35,7% na primeira semana do mês para 34,5% na última, com redução de 870 mil postos informais no período.

Segundo Cimar Azeredo, diretor de pesquisas do IBGE, a informalidade funciona como um amortecedor para as pessoas que vão para o desemprego ou para a subutilização. "O trabalho informal seria uma forma de resgate do emprego, portanto não podemos dizer que essa queda é positiva”, afirmou Azeredo.

De acordo com o IBGE, como a pesquisa é inédita, é necessário aguardar os próximos resultados para avaliar com mais precisão o impacto da pandemia entre os informais.

Pontos moeda